¡Bienvenidos a México!

Num país cheio de cultura, com um povo tão acolhedor e costumes que fascinam a qualquer pessoa, não é raro você querer fazer as malas para mudar para cá, ou, ficar dias, meses viajando e conhecendo tudo de bom que o México tem para oferecer e, olha que não é pouca coisa não!

Desde que cheguei, depois da terrível fase de adaptação, consegui enxergar de fato esse país.  No começo só queria voltar para o Brasil o mais rápido possível. Nada me chamava atenção, nada me tocava. Tudo que olhava, sentia ou cheirava, achava horrível. Andava pela cidade que moro e tinha vontade de chorar. Um país subdesenvolvido e com a pobreza da classe mais sofrida muito exposta, feito ferida aberta.

Depois, quando comecei a conhecer o outro lado dessa maravilhosa história, me dei conta da riqueza que teria perdido se tivesse desistido de primeira, sem nem mesmo me dar conta de quanto essa cultura é rica e curiosa.

Com um leque de opções em cultura, culinária e histórias, o México te mostra a cada dia suas mil faces. E como é interessante descobri-las. Um país com tradições milenares que são transferidas até nos dias de hoje na educação do seu povo.

Se você quer conhecer um país onde seu povo é patriota e nacionalista, você deve conhecer o México. A paixão que os mexicanos têm por sua terra é enorme. Eles nos dão uma aula sobre patriotismo. Até meu filho João que está na escolinha aqui, está aprendendo o Hino Nacional, e com três anos de idade, imaginem os mexicaninhos, o sabem na ponta da língua. As crianças nas escolas se sentem honradas em desfilar com sua bandeira, aqui chamado de “Honores de La Bandeira”. Um campeonato de futebol, por menor que ele seja se conquistado é muito comemorado, eles saem às ruas vestindo as camisas da seleção como se tivessem ganhado a Copa do Mundo e comemoram com a mesma emoção. No dia da Independência, que é comemorado em 16 de Setembro as ruas ficam das cores da bandeira nacional. Se você quer comprar qualquer objeto que te lembre essa data, você os encontra em qualquer esquina, afinal, comemoração e festas são com os mexicanos mesmo. Um povo festeiro e alegre está aqui. Se você está comemorando seu aniversário ou qualquer outra data é um brinde a cada cinco minutos, rsrsr!  Até festas dos mortos tem aqui! Com direito a um pão especial que se chama “Pan de Muertos” e, é uma delícia. E comemoram mesmo! Os mais “festeiros” e fiéis a tradição, fazem a comida que o morto mais gostava e a leva para almoçar no cemitério com a família. Dizem que tem até pessoas que dormem nessa data no cemitério. Sem falar nos altares que fazem em homenagem aos mortos, é impressionante!

Menina mexicana pronta para festejar o Dia dos Mortos!

Também a entrada da primavera é comemorada com ritos nas pirâmides ou em montanhas para agradecer a entrada da estação, pedir bendições e de preferência que você esteja com uma roupa branca para os bons fluídos. O México é um país cheio de crendices populares. Festas dos Santos, da famosa Virgem de Guadalupe com altares espalhados por todas as cidades do México, das Colônias (bairros) das Cidades, etc… tem festas em determinados  bairros que duram quinze dias. Tudo para eles é motivo de comemoração.

Se eu for falar das festas vou me estender pra valer. Uma hora vou escrever somente sobre elas. Trazer também as festas que não conheço e que são bem peculiares aqui e bem diferentes das do Brasil.

Os tradicionais Mariachis com a roupa toda bordada e o famoso “sombrero” me encantam cantando nas ruas, praças e restaurantes.  A comida tão diversificada e rica nos sabores.  As praias que são verdadeiros paraísos na terra e tantas outras coisas que aos poucos irei postando aqui, na medida em que eu for conhecendo.

Também existem outros temas, como narcotráfico, pobreza, política, etc… mas isso também é outra história, vamos deixar para escrever no desenrolar do blog.

De tudo um pouco cabe aqui, assim aprendemos, debatemos, conhecemos e pouco a pouco vamos descobrindo as maravilhas e adversidades de um país tão multicultural, pluralizado como o México.

O que não falta é tema para escrever e ir pouco a pouco conhecendo esse país tão fascinante.

Á todos que gostam das histórias mexicanas ou que tenham qualquer curiosidade sobre o país que sejam:  “Bienvenidos a México!”.

¡E, Viva México!

Por Maira Gardini.

Anúncios

10 responses to this post.

  1. Posted by Natfox on 02/12/2011 at 2:28 PM

    aeee mairinha!!! mto legal!!!! demorou pra vcs nos contarem mais das suas aventuras estrangeiras kkkkkk

    Responder

  2. Posted by Kathia Gusmão on 02/12/2011 at 7:35 PM

    Muito bom o texto! eu adoro o México, sempre acompanhei pelas novelas do SBT rsrsr, adoro uma novela Mexicana…
    gde bj

    Responder

  3. Posted by Vivian Scatolini on 02/12/2011 at 7:42 PM

    amiga… que maravilha…. ver vc tão animada….. falando e mostrando o México pra gente….. quem sabe um dia não surge a oportunidade de vc me apresentar pessoalmente…. vou acompanhar sempre pode ter certeza….. beijosss saudades…..

    Responder

  4. Posted by Luciene on 02/12/2011 at 9:55 PM

    Que ORGULHO de você amiga. Arrasou no post. Fiquei arrepiada!!!!.
    Parabéns mesmo… e continue escrevendo que estarei aqui lendo e conhecendo o México através de suas palavras até o dia que eu tiver a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.,
    Beijos!!!!!

    Responder

  5. Posted by Sâmela Silva on 05/12/2011 at 8:02 AM

    Sou suspeita pra falar né??? Parabéns amiga, q a gente continue inspirada assim! 🙂

    Responder

  6. […] Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: