Um pitaco da América

América do Norte!

O México – quero dizer, Estados Unidos Mexicanos, está localizado na América do Norte, apesar de algumas pessoas pensarem que ele  está na América Central. O México tem cerca de 111 milhões de habitantes, é o 11° país mais populoso do mundo. O México é uma federação composta por trinta e um estados e um Distrito Federal, a cidade capital (Ciudad de México). Seu território abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados. O clima do país está dividido  entre zonas temperadas e tropicais.  Geofisicamente, alguns geógrafos incluem o território a leste do Istmo de Tehuantepec (cerca de 12% do total) na América Central. Geopoliticamente, no entanto, o México é totalmente considerado parte da América do Norte, juntamente com o Canadá e com os Estados Unidos. (essas e outras informações vocês encontram aqui)

Eu não vou continuar com todo esse “blá blá blá” de informações porque eu tenho a sensação que os meus amigos querem saber do México sob meu olhar de moradora e não de pesquisadora, então, vamos ao meu texto. Queria trazer nesse post algo além da posição geográfica do México, queria mostrar também  um pouco da cidade onde vivo, então, essa é a porta de entrada para Celaya. Boas vindas, pode entrar que a cidade é sua!

Celaya – Guanajuato

Celaya pertence ao estado de Guanajuato, um desses trinta estados citados acima. É aqui que vivo com a minha família desde toda essa mudança. Algumas informações básicas a respeito da cidade:

Celaya é a terceira maior cidade do estado e está a 260 km da capital. Têm aproximadamente 500 mil habitantes. Sua economia está baseada na indústria, comércio e também na agricultura. É uma cidade considerada pequena, com ar de interior, as pessoas são mais tranquilas e ainda não existe toda aquela loucura e o tumulto que existe numa grande cidade. Não tem trânsito e acreditem, consigo levar o meu filho na escola em menos de dez minutos de carro – olha que maravilha! Eu que vim da cidade de São Paulo não acreditava nessa possibilidade e até demorou um tempo pra eu me acostumar a diminuir a marcha e ver que as coisas aqui seguem em outro ritmo.

O estado de Guanajuato vem recebendo empresas do mundo todo, Celaya, essa “cidadezinha” do interior não é diferente. Existem aqui muitas empresas importantes do mundo, entre elas estão: Metalfrio Solutions (refrigeração), onde meu maridão Paulo Henrique trabalha, GKN (automotivo) e Wirlpool (doméstico) – todas elas com brasileiros no comando ou na direção. Agora a cidade se prepara para a chegada da Honda, outra grande empresa que chega para melhorar a vida dos celayenses.

Pontos Turísticos

Como toda cidade do México, Celaya tem uma praça central, aqui chamada de jardim principal, um centro histórico com alguns monumentos espalhados pela cidade de pessoas que foram importantes para a história da cidade e/ou do país. Também existem muitos conventos e templos, casa da cultura, casa del diezmo, parques, as obras do famoso pintor celayense Octávio Ocampo, que tenho certeza, muito provavelmente você já deve ter recebido um e-mail com suas obras metamórficas:

Um dos pontos turísticos que mais me chama a atenção entre todas é a famosa bola de água de Celaya. Ela é o monumento principal da cidade e só existe ela no mundo todo. Há informações de que havia outra na Alemanha, mas que foi destruída na segunda Guerra Mundial. A bola de água é feita toda em ferro e desde 1908 segue funcionando, distribuindo água para parte do centro da cidade. Existem histórias de que alguns turistas acreditam que as famosas cajetas saem da bola de água, mas é claro, essa é só uma de muitas histórias sobre os turistas de Celaya.  As cajetas são doces caseiros bem famosos e saborosos do México, algumas, com uma pitada de pimenta!

De tudo um pouco tem aqui no Grama da Vizinha. Eu só queria fazer essa curta apresentação da cidade para depois ir postando fotos e fatos interessantes que acontecem aqui – coisas do cotidiano que todo mundo faz em qualquer cidade do mundo. Segue um vídeo bem interessante que mostra os pontos importantes cidade em que vivo e que eu não poderia deixar de postar. Espero que curtam. Até o próximo post!

Por Maira Gardini.

 

2 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 09/12/2011 at 10:23 AM

    Estou com um pouco de vergonha de existir pois só agora me dei conta que o México não fica na América Central! Obrigada, amiga! 🙂

    Responder

  2. Que legal!!! a cidade eh linda hein!!! ja tinha visto pelas suas fotos no face. deve estar sendo mto gostoso viver nesse ar mais puro e mais calmo!

    Responder

Deixe um comentário

