Uma das estrelas do MFW 2011: Campanha contra o Câncer de Mama

Zeca entregando o brinde inusitado à 1ª Dama, Sra. Maria da Luz esposa do atual presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

Umas das coisas mais interessantes que vi neste Moçambique Fashion Week 2011 foi a ousadia nas ações de uma campanha contra o câncer de mama. Ousadia porque aqui este assunto ainda é obscuro e até visto com certo pré-conceito, o jeito foi chamar atenção. O MFW tem se juntado todos os anos à Associação de Luta Contra o Cancro (ALCC) e investido sério em campanhas de consciencialização (como se diz aqui). Na noite do desfile dos Young Designers Moçambicanos,  foi entregue um brinde às mulheres que chegavam ao desfile. Quando abri o pacotinho, a esquisita surpresa: um sutiã com uma única taça. Ao ler a frase pendurada nele que dizia “Não deixe o cancro da mama virar moda. Faça o auto-exame e previna-se.” pensei, é… realmente mulher nenhuma vai querer usar um sutiã assim. Parece uma ação simples pra nós brasileiros que estamos cada vez mais acostumados com uma publicidade bem mais agressiva no nosso país, mas para cá acredito que foi inusitado. Eu via a expressão das mulheres quando abriam os pacotinhos, foi bem diferente. Vejam algumas fotos:

1ª Dama e convidada do MFW apreciando o brinde inusitado!

Mas inacreditável mesmo foi a ação do dia 07/12, no desfile dos Estilistas Estabelecidos. Quando cheguei no MFW me deparei com isto:

Eu e minha amiga também brasuka, Gabi, lendo o folheto!

Dá pra acreditar? Seios de fora! D+! Não pela nudez somente mas pela coragem, por incentivar a mulher a se tocar, isso aqui ainda é um grande tabu e quando já não é tabu nem sempre o conhecimento é disseminado. Foi esquisitíssimo apertar o seio de uma outra mulher, ainda mais com todo mundo olhando cheio de expectativa mas eu, e acredito que as outras mulheres que participaram, entendemos o recado e não vamos nos esquecer desta experiência! Parabéns pela coragem, malta (galera) moçambicana! 🙂 Ah! E ainda, o apertar dos seios funcionava como um botão, assim que apertei saiu um folheto ao lado explicando que o câncer de mama assim como o seio também é real, além de trazer no verso um passo-a-passo sobre como fazer o auto-exame, tecnologia, hein! Super automático! Rsrs… (Saiba mais sobre o “Cartaz Topless“)

A cereja do bolo foi uma campanha líndissima que usou heróinas e vilãs dos quadrinhos para incentivar o auto-exame. Tempestade e as Mulheres-Gato, Maravilha e Hulk uniram forças em prol da saúde feminina. Com uma ideia original e uma ilustração incrível da moçambicana Maísa Chaves, as imagens abaixo se tornaram um viral na internet e já foram compartilhadas por mais de 40.000 pessoas em todo mundo via redes sociais, além de estarem nos principais sites e blogs da área de Publicidade e Comunicação como o Ads of the World e o Clube de Criação de São Paulo. Desconheço outro episódio na publicidade moçambicana que tenha tomado esta proporção! Parabéns a toda equipe, DDB Moçambique! (para saber mais sobre publicidade moçambicana acesse o blog: Gramei.com)

Agência: DDB Moçambique
Criação (campanha em geral): Christiano Vendramine, Sara Vale, Erick Vansconcelos, Vânia Chiburi, Bento Litsur
Direção de Criação: Zeca de Oliveira, Anderson Lima
Ilustração: Maísa Chaves
Produção Gráfica: Faruk Issufo, Mauro Mussagy
Planejamento: Cristiana Oliveira
Atendimento: Vasco Rocha, Christine Ramela, Fernanda Neves
Mídia: Khida Ismael

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: