Festas Navideñas!

Hoje resolvi fazer uma rapidinha sobre o tema aí em cima! Só pra não passar em branco uma festa tão importante, talvez a mais importante do mundo, que é a comemoração do Natal!

Aqui no México se começa a comemorar o Natal nove dias antes do dia 25 de Dezembro. E, não estou falando de amigo secreto, aqui chamado de intercâmbio que também fazemos, nem dos enfeites natalinos das casas, ruas e comércios. Estou falando de festas mesmo! Comemorar. Ver família e os amigos,se reunir, fazer jantares, hummm….! Sabe essas coisas que geralmente só fazemos na véspera quase como uma ceia de Natal? Isso tudo aqui no México tem um nome e se chama Posada. As Posadas são festas bem populares e com espírito religioso. Há diversas versões com relação às histórias das posadas. Posso começar a falar aqui que, a posada foi uma festa que começou lá atrás com os maias, mas que depois da colonização espanhola (Ah, os espanhóis!) a festa foi convertida nos termos do catolicismo – entre essas e outras histórias e lendas que existem com relação ao tema, vou comentar a mais conhecida entre os mexicanos. A posada é uma festa que serve para  relembrar a trajetória de José e Maria pela busca de um lugar seguro para o nascimento de Jesus. Na posada há cantos e os participantes rezam o rosário com velas acesas (cada uma com a sua). Depois disso é hora da piñata. As crianças esperam ansiosas por este momento. As piñatas  vem recheadas de doces e presentinhos – elas tem diversas formas, mas no Natal a tradicional é em forma de estrelas. Abaixo fotos delas.

Praça do condomínio onde vivo - as piñatas enfeitam as árvores!

Simbologia das Piñatas

A piñata simboliza a estrela de Belém que guiou o caminho dos três Reis Magos.

As sete pontas simbolizam os sete pecados capitais.

A venda nos olhos da pessoa que tenta quebrá-las significa a fé cega.

O palo (pedaço de pau usado para tentar quebrá-la) significa a virtude e é a arma com que se vence a tentação e os pecados.

Romper a piñata representa a destruição do mal e o triunfo do bem.

Os doces e os presentinhos que caem da piñata representam todas as coisas boas que  podemos ganhar na vida.

Hoje em dia a quebra da piñata nas festas não tem um sentido muito religioso, está mais ligada à diversão das crianças do que qualquer outra coisa.

Depois da quebra da piñata, todos os participantes jantam e confraternizam, e ainda recebem o chamado Aguinaldo –  pode ser um presente ou uma cestinha de doces – são como as lembrancinhas nas festas do Brasil. E uma curiosidade, aqui também se chama “Aguinaldo” o décimo terceiro salário e as crianças não esperam muito o Papai Noel, aqui conhecido como Santa Claus – eles esperam mesmo que os Três Reis Magos tragam seus “regalos” (presentes) no dia de comemoração deles – que é no dia seis de janeiro.

Desejo um Feliz Natal a todos, com muitos regalos e que 2012 venha cheio de “Bendiciones”!

Por Maira Gardini.

Anúncios

2 responses to this post.

  1. amei esse post!!!!!!! =D eu adoro o Natal e td o clima, a decoração e td mais e adorei saber q no emxico a festa aina está mais ligada à religião do q ao comércio! que bacana!
    e axo q mts, como eu, qnd lerem sobre as piñatas vao lembrar do chaves kkkkkkkkkkkkkkkkk
    mto legal, só não gostei da parte em q as festas começam nove dias antes… vixxii….. deve ser o maior saco ter q ir nas festas de td qnt eh parente de td qnt eh lugar sem a desculpa de: aahhh tava corrido… kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

  2. Posted by Maira Gardini on 23/01/2012 at 5:31 PM

    Que bom que você gostou Natt! Aqui tem comemoração pra tudo e não dá mesmo pra fugir das festas! Mexicano adora festa, seja de natal ou de qualquer outra coisa. Tudo é motivo de pra comemorar!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: