Um Rolê na Cidade do México!

A cidade do México, também conhecida como Distrito Federal é a Capital do México. Ela é a sede dos poderes federais, o centro econômico e político do país, e é também uma das maiores metrópoles do mundo. Segundo dados do senso de 2010, a população da Cidade chega a quase cento e treze milhões de habitantes e é a Cidade mais rica e populosa do país. A cidade foi fundada pelos astecas e desde os tempos coloniais teve grande influência intelectual em toda a América espanhola. (termo se refere às partes das Américas que foram colonizadas por espanhóis)

Deixando de lado um pouco as informações oficiais e conhecendo a cidade com olhos de turista, vejo que “desbravar” a Cidade do México é fazer uma viagem a uma grande metrópole moderna, onde se encontra um pouco de tudo, e que ainda mantém muito bem preservada a sua história por todos os cantos. Aqui você pode conhecer as pirâmides que estão localizadas a alguns poucos km da cidade, fazer um passeio de barco na antiga Xochimilc, conhecer um dos melhores museus de Antropologia do mundo (MNA), museu Belas Artes (principal teatro de ópera da Cidade do México e famoso por sua arquitetura), entre outros. Ter as mais variadas opções de gastronomia e ainda se deliciar com a comida mexicana que em 16 de novembro de 2010 foi considerada, junto com a cozinha francesa, Patrimônio Inmaterail da Humanidade pela UNESCO. E, detalhe – fazer tudo isso ao som de mariachis. Que maravilha! (sobre essa rica culinária que é a comida mexicana falaremos com mais detalhes em outro post).

É espantoso seu tamanho!

As heranças deixadas pelos espanhóis estão por toda parte (acho que já disse isso em algum post, rsrsr!), não somente na Cidade, como no México inteiro. A Praça da Constituição ou Zócalo, o Centro Histórico e o marco Zero da cidade fazem dessa praça uma das maiores do mundo – para ser mais exata é a quarta maior  do mundo e com o maior conteúdo de símbolos históricos, políticos e sociais do país. Na praça fica uma enorme bandeira mexicana (aliás, elas estão por todas as partes do México) e o centro dela é rodeado pelo Palácio Nacional (sede do Governo Presidencial) e pela Catedral Metropolitana. Em volta dela está o centro histórico da cidade, onde se localiza o Palácio Belas Artes e existem aí muitas ruas que te remetem diretamente ao que o México tem de mais provinciano e antigo, claro com um ar modernizado. Gente do mundo inteiro vai conhecer essa parte cidade que exibe sem modéstia sua riqueza. Também é possível encontrar muitos ambulantes vendendo qualquer tipo de comida ou coisas e se pode presenciar alguns rituais indígenas. Algumas pessoas fazem fila para se “benzer”. Os indígenas fazem um ritual com danças e ervas e o cheiro da fumaça é fortíssimo. Há quem se arrisque. E você, se arriscaria a entrar na “dança”?

Infelizmente, em meios as maravilhas de uma cidade grande como a Cidade do México, existe também o caos – afinal estamos falando de uma das cidades mais populosas do mundo que me faz lembrar muito São Paulo. O trânsito é horrível e como em qualquer megalópole, existe muita poluição. Mas nada disso te faz desistir de dar um rolê pela cidade, mesmo que pra isso você tenha que enfrentar horas de engarrafamento, obras, desvios e outras cositas mais. Fomos a D.F em um domingo onde se imaginava não haver trânsito. Que nada! Nesse dia haviam ruas fechadas para que as pessoas pudessem andar de bike, mas tem que levar na esportiva e ser tolerante, porque tudo isso  faz parte do roteiro! 😉

Mais fotos dessa aventura no Facebook, na página do A Grama da Vizinha! 😉

Ruas fechadas para o passeio de bike no domingão!

Abaixo um vídeo sobre a Cidade!

Por Maira Gardini.

 

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 13/01/2012 at 7:09 AM

    Jesus, preciso visitar este lugar!!!! Moisés e eu temos que nos benzer com ester índios! hehehe

    Responder

  2. Posted by zeca on 13/01/2012 at 8:10 AM

    Quero ir!!!

    Responder

  3. Posted by Maira Gardini on 13/01/2012 at 11:42 AM

    Zeca, vc tirar fotos lindas aqui! Combina com a Samela de passar férias aqui!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: