A Fé em cada esquina!

Existem coisas muito comuns aqui no México que não se vêem tanto no Brasil, ao menos nos lugares que conheço. É muito comum andar pelas ruas da cidade de Celaya e ver as imagens de Santos espalhadas nos bairros. Mas, sem dúvida alguma, a que mais se vê, é a de Nossa Senhora de Guadalupe. Os altares, cheios de flores e muito bem cuidados, seguem enfeitando a cidade.  São lugares sagrados, onde as pessoas, principalmente as de baixa renda, (porque esses altares ficam mais em bairros pobres) devotam toda a sua fé. Nas casas, nas empresas, nos estabelecimentos, Guadalupe está por toda a parte – e não se engane, Guadalupe está também na casa de pessoas ricas e acredito que não seria errado dizer ela está no México inteiro. Nossa senhora de Guadalupe é Padroeira da Cidade do México desde 1737, Padroeira da América Latina, Rainha do México e Imperatriz da América, entre outros tantos títulos. Ela é sem dúvida a Santa mais amada e respeitada do México.  A devoção dos mexicanos por Guadalupe é algo sagrado.  Só para não deixar passar em branco vou resumir um pouco da sua história.

Diz a lenda que Nossa Senhora de Guadalupe apareceu quatro vezes para o índio San Juan Diego, dez anos depois da conquista do México. Na quarta aparição, Guadalupe pediu que San Juan Diego procurasse o primeiro Bispo do México, o Senhor Juan de Zumárraga, para pedir a construção de um Templo em Tepeyac. O bispo não acreditando na história que Juan lhe contava sobre a aparição da Virgem, pediu ao mesmo uma prova. Jaun Diego levou ao Bispo rosas que não prosperariam em região árida, ainda mais no inverno, conforme o pedido da Virgem. Quando foi  oferecer as rosas que estavam em sua capa (que é conservada até hoje, 480 anos depois) ao Bispo, encontrou  também uma imagem estampada da Virgem Maria morena e com traços indígenas – a então Nossa Senhora de Guadalupe. (Existem outras versões, mais essa é a mais conhecida)

A imagem da Virgem é linda. Seus traços são indígenas e sóbrios – um olhar pacificador. A história da sua aparição é cheia de amor (aliás, como em todas as vezes que Maria apareceu pelo mundo!) Sendo católico ou não, (até porque na minha opinião, estas histórias estão acima de qualquer religião) é impossível não olhar com respeito pra essa fé mexicana que é tão bonita. Essa fé que encontramos quase por todas as esquinas!

Altar nas ruas de Celaya

Num país onde a maioria da população é católica, a fé e a religião estão estampadas por onde quer que se passe. Então, quando vier ao México, querendo ou não você irá se deparar com inúmeros Templos e com uma “romaria” de tradições religiosas.  Festas e quermesses comemorando o dia de algum santo não é novidade por aqui.  Vira e mexe tem procissão de romeiros na cidade. No último domingo, demos de cara com uma dessas quando íamos tomar café da manhã. 🙂

Por Maira Gardini.

 

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 27/01/2012 at 6:33 AM

    A Fé sempre me encanta quando viajo. Sendo do bem eu admiro! Tá aí uma das coisas que vou gostar de ver quando for ao México!

    Responder

  2. Posted by Nat Fox on 27/01/2012 at 11:07 AM

    eu axo que, mesmo não acreditando, é impossível não se render à beleza dos ritos e altares e à ternura que passam as histórias envolvendo Maria. Mto legal vc postar sobre ela, pq, eu nao conheço o mexico, mas pelas novelas e reportagens a gente vê q não tem como ignorar a fé que eles depositam nela.

    Responder

  3. Posted by Maira Gardini on 27/01/2012 at 1:46 PM

    Obrigado Samela e Natt! É muito bom poder ver que as pessoas podem achar bonito, mesmo nao sendo sua crenca. Assim, um dia, poderemos ter paz nesse mundo! 🙂

    Responder

  4. A fé mariana é linda de se ver e de se praticar!
    Adorei o blog! Parabéns!
    Beijos!

    Responder

    • Posted by Maira Gardini on 27/01/2012 at 5:44 PM

      Obrigada Paty! Eu também acho a fé mariana linda!
      Espero que continue acompanhando nosso blog!
      Bjos!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: