Dia 02 de fevereiro – Dia da Candelária

Candelária, ou Nossa Senhora da Candelária é comemorado no dia de hoje (02/fevereiro). A festa tem um sentido cristão, é comemorada 40 dias depois do Natal e tem um pé nas as antigas tradições indígenas. É uma festa para lembrar o antigo rito de Maria quando apresentou o menino Jesus no templo e se purificou.  Candelária significa brilhar pela sua brancura, branco, brilhante, luz – por isso a festa também está ligada as velas. Nesse dia, os fiéis vão à missa levando velas para serem  abençoadas para o ano inteiro –  para que eles, nunca percam a luz – num sentido tanto físico, como espiritual. Também, dentro da própria igreja, se faz uma pequena procissão com velas acesas cantando: “Nunc dimittis servum tuum” (“Agora posso morrer em paz, porque os meus olhos viram o Redentor …”) a música que cantou o velho Simeão, um padre, quando Maria apresentou Jesus no templo.

A tradição mexicana diz para vestir o menino Jesus e o levarem para benzer no dia de Nossa Senhora da Candelária, no caso hoje.  Dizem ainda, que não é com qualquer roupa que o vestem – o menino Jesus deve estar bem vestido. Você pode colocar a roupa que quiser nele, como por exemplo, de médico ou o que você imaginar, desde que ele esteja impecável. Existem cerca de 40 modelos de vestuário (na foto ao lado alguns modelos das roupas do menino Jesus). Também, se seu menino Jesus está quebrado ou velho, esse é o momento de levá-lo aos artesãos para deixá-lo novo novamente. Tudo para que ele seja abençoado no dia da Candelária. Dizem ainda que existe até uma competição para o menino Jesus mais bonito.

Quando acaba a missa é o momento de voltar para casa e continuar comemorando o dia da Candelária comendo Tamales – prato principal da festa. Os tamales são feitos a base de milho e cereal. Na cultura mexicana o milho era usado nas oferendas para os deuses astecas. Existem muitas variedades de tamales. Alguns são feitos com carne desfiada ao molho de pimentão verde ou vermelho. É como se fosse a pamonha no Brasil, (o sabor é totalmente diferente) vem exatamente embrulhadas nas  folhas dos milhos, mas seu sabor pode ser salgado ou doce e vem recheado. O que eu mais gosto é de carne desfiada, com pimentões vermelhos e um pouco de chile (pimenta). A bebida da festa são atoles, bebida tipicamente mexicana adocicada e a base de farinha de milho.

O interessante na festa da Candelária, é que hoje, nas empresas, escolas, hospitais, etc – as pessoas também levam tamales para comer. Vou explicar o por quê. No dia 06 de janeiro, dia do Reis Magos, a tradição manda que se parta uma rosca, “Rosca dos Reis Magos”. Dentro dessa rosca escondem uns bonequinhos (três ou quatro) como se fossem os próprios reis. Quem pegar o pedaço de rosca que tiver um desses bonecos, tem que levar tamales e atoles para todos da empresa onde se trabalha.  Então, apesar de toda fé mariana, toda tradição cristã, hoje também é um dia de festa e confraternização para todos os mexicanos. Todos irão comer muitos tamales e tomar atoles!  A festa da Candelária também encerra, segundo a Igreja Católica, as festividades do Natal.

A foto abaixo mostra como são os pratos principais da festa! Gostou? Eu, fiquei com água na boca!

Tamales Rojos y Atoles

Por Maira Gardini.

 

Anúncios

6 responses to this post.

  1. Posted by Dimayma on 02/02/2012 at 2:51 PM

    Aqui é dia de Iemanjá, será que são correlatas?

    Responder

    • Posted by Maira Gardini on 02/02/2012 at 3:43 PM

      Nao sei Di, mas no dia de hoje há muitas comemorações em várias partes do mundo. Talvez, estejam sim correlatadas.

      Responder

  2. Posted by Sâmela Silva on 02/02/2012 at 5:19 PM

    Putz…. mais uma festa bacana! Desse jeito terei q tirar férias no México várias vezes e em meses diferentes! heheheh

    Responder

  3. Posted by Nat Fox on 08/02/2012 at 10:24 AM

    também fiquei com agua na boca!!
    Maira, bem q vc disse, em um dos seus posts, q ai o povo era festivo e tinham várias comemorações! Caraca, haja força de vontade pra resistir à dieta kkkkkkkkkkk
    axei mto legal a tradição do menino jesus hehehehe

    Responder

  4. Posted by Carmila on 27/02/2012 at 1:14 PM

    Por favor onde posso comprar as roupinha do menino Jesus????

    Responder

    • Posted by Maira Gardini on 27/02/2012 at 1:41 PM

      Oi Camila, aqui onde moro em Celaya acredito que no centro da cidade, nas lojas perto do jardim principal. Você mora onde? Eu posso ver se encontro as lojas pra você.
      Bjos!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: