Safari na África: você deveria fazer uma vez na vida!

É sério: você deveria fazer um safari na África ao menos uma vez na vida! Difícil? Que nada! Basta vontade, planejamento e foco numa poupança pra viagens! 🙂

Uma das minhas maiores expectativas em vir pra África, era visitar o Kruger National Park! Esta reserva natural, fica na África do Sul a cerca de 120km, 1h30 de carro, de Maputo, Moçambique. Isso mesmo, num fim de semana podemos fazer um bate-e-volta e ver leões, elefantes, rinos, e por aí vai! Esta é uma das vantagens de morar aqui! Sem comparação com o Simba-Safari em São Paulo, por favor! 😉 A reserva do Kruger é infinitamente maior e lá os animais vivem de forma selvagem, nada de alguém alimentando os hipopótamos ou leopardos, por exemplo. Pra começar, segue o vídeo que fizemos onde ficamos muuuuuuito perto dos elefantes. Talvez você não consiga entender a proporção do animal em relação a nós e o carro, mas estávamos muito perto. Por um momento haviam elefantes dos dois lados do carro, na frente e atrás. Se algum quisesse brincar com o carro estávamos lascados! O mais emocionante é que nossas amigas que estavam no carro da frente tiverem que acelerar porque um dos elefantes deu-lhes uma carreira! Rsrs… Sorry pelos caral…! heheh Muito medo!

Quando fomos, ficamos hospedados na Casa do Mato, que fica dentro de uma outra reserva próxima ao Kruger, chamada Marloth Park e eu super recomendo! Além de bem pertinho do Kruger, é uma casa muito aconchegante! Olha quem nós encontramos no quintal da casa:

Heheh sim, esse é o Pumba! E ao lado, as amigas impalas!

Agora o Kruger… sem palavras… só imagens conseguem transmitir um pouco do que é essa experiência com a natureza! Você “caçar” os animais, afinal eles estão livres e não em uma jaula te esperando, é motivante e a adrenalina sobe o tempo todo. Você vê uma pedra ao longe e acha que é um leão, tem que fazer silêncio pra não espantar e tudo parece ser o animal que você está procurando! Rsrs… Depois de umas 3 horas no parque, ou menos, você já quer pedir licença para as impalas que insistem em estar por toda parte! Impala = pombo do Kruger! hehe… Tudo coopera para um clima de expedição e aventura!  Clique aqui e veja as fotos no nosso álbum pra sentir um pouquinho de como foi essa maravilhosa viagem!

Algumas informações importantes/curiosas sobre o Kruger:

1) Em Agosto de 2011 e Abril de 2012, pagamos 180,00 ZAR (Rand Sul-africano), cerca de R$ 40,00.

2) O Kruger dá descontos para sul-africanos e africanos conforme este link, então, se você tiver o D.I.R.E. (visto de residência permanente em Moçambique) vale a pena mostrar na hora do pagamento e tentar a sorte. Da última vez que fomos (Abril 2012) ganhamos cerca de 40% de desconto. Nós dissemos que somos brasileiros mas por conta do D.I.R.E. ganhamos o desconto. Muitos amigos já tentaram, uns conseguiram e outros não, mas vale a pena sempre tentar! 😉

3) Há limite de velocidade: 50km em estradas de asfalto e 40km em estradas de areia.

4) Os portões abrem e fecham em horários diferentes dependendo do mês, verifique aqui os horários de abertura e encerramento. (Já a fronteira entre Moçambique e a África do Sul fica aberta 24h, de acordo com um dos funcionários)

5) Jamais desça do carro!!! Salvo locais que são próprios para isso. Se tiver estômago, veja no vídeo abaixo o que aconteceu com um turista que resolveu ver leões de pertinho, no sul de Angola em 1975.

6) Coisinhas para levar: repelente, protetor solar, óculos de sol, binóculos, mapa, GPS, lanterna de mão, câmera, lanchinhos, água, suco e sacos de lixo. Isso porque você pode demorar para encontrar lugares seguros para descer do carro e comer, além disso, há passeios noturnos, diurnos e caminhadas monitoradas onde alguns dos itens acima podem ser importantes.

7) Não alimente os animais e não faça barulho.

8) Vá com muita disposição e bom humor também, afinal os animais estão livres e você pode não ver todos os que queria numa única ida. Por exemplo, no livro que comprei diz que no Kruger há: 225 Chitas, 2000 Hienas, 2000 Leões, 950 Leopardos, 300 Rinocerontes pretos e 3500 brancos. São poucos comparados a grande extensão do parque, então quando os encontrar, comemore e tire muitas fotos!

E aí, você que já foi ao Kruger tem mais dicas pra dar? Compartilhe aqui com a gente!

Os animais que eu não consegui ver dessa vez, e que não me escapam na próxima, são as hienas e chitas! Vou confessar uma coisa: minha visão sobre as hienas mudaram completamente! Acho que por causa do filme “O Rei Leão”, eu pensava que as hienas eram animais “malucos” e que comiam carniça, verdadeiros bocós… Pois então, me enganei! São grandes e considerados os segundos piores predadores do Kruger, perdendo só para os leões! heheheh Vivendo e aprendendo! Outra visão que eu perdi foi sobre o javali: eita bicho feio! Rsrsr… Só o Pumba é bonitinho mesmo!

Por sorte, desta vez vimos os Big Five africanos: Leão, Leopardo, Búfalo, Elefante e Rinoceronte. Mas os leões estavam muito longe, então ficaram pra próxima também!

Bora fazer um safari aqui com a gente? 🙂

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

Anúncios

10 responses to this post.

  1. Posted by Andreia on 17/02/2012 at 1:19 PM

    Reforço o convite. Acho que safari é algo que todos deveriam fazer ao menos uma vez na vida. Não há quem não fique emocionado. E esta emoção é tão grande, que ao final, queremos pular do carro e tocar os bichinhos “inofensíveis”. Sim, pois é assim que vemos aqueles lindos animais. Parecem bichinhos de pelúcia em tamanho gigante. É preciso se segurar muito.
    A chita além de ser raro um encontro com ela, quando este acontece é tão rápido que que ficamos frustados. Mas já tive um momento muito emocionante ao lado de um lindo filhote, em um outro parque que não o Kruger. Eu tenho a foto, mas não sabia como postá-la.

    Responder

  2. Posted by Natfox on 20/02/2012 at 4:45 PM

    Caralho!!! kkkkkkk realmente eh um passeio obrigatorio, hein! q emoção!!!!!!!!!! eu sou loka por essas coisas mais ‘exoticas’! pena q nunca fui nem no daki kkkkkkkkkkkkk q medo desses elefantes, sam! mto enormes!! e q lindas as fotos tiradas pelo Zeca, dignas de National Geographic hehehehe

    Responder

    • Posted by Natfox on 20/02/2012 at 4:51 PM

      holly shit, nao tinha visto o video do cara q saiu do carro…. pqp……………….. foi morto na frente da mulher e dos filhos…. o.O

      Responder

      • Posted by Sâmela Silva on 20/02/2012 at 5:22 PM

        hihihih seu comentário expressou bem! Putz, essa do cara descer do carro é fogo, viu… Bom, já sabe né?! Nunca faça isso!!!

  3. Parte do seu primeiro vídeo por outro ângulo hehe:

    Não deixem de tentar ficar no Skukuza! É meu hotel preferido de lá, você vai amar!!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 22/02/2012 at 2:39 PM

      Hihihihi realmente, esqueci da 2ª parte!!! Ah, queremos voltar lá em breve e o Skukuza está na nossa lista, desta vez vamos ficar mais tempo! 🙂

      Responder

  4. Posted by Daniela on 21/06/2012 at 10:54 AM

    Oi Sâmela!
    Estava pesquisando algumas coisas sobre Maputo pois estou indo em outubro ficar 15 dias com um grupo de voluntarios e gostaria de aproveitar a oportunidade tambem para conhecer um pouco. Tinha pensado no Kruger Park e foi qdo vi suas dicas! Adorei! Então gostaria de saber mais informações, pois como vc morou la, deve saber sobre agencias e guias; como e onde contratar esses serviços; etc.
    Abraços

    Daniela

    Responder

    • Oi Daniela, obrigada por sua mensagem! Bom, quando a gente mora lá não usa serviços de agência de viagem pois é muito perto e da pra fazer td sozinho, então não sei te indicar uma boa agência infelizmente. Mas neste meu outro post falo sobre várias maneiras de obter informações sobre Moçambique e tenho certeza que você encontrará referências: http://agramadavizinha.com/2012/03/15/5-maneiras-de-saber-o-que-rola-em-maputo/ Boa sorte!

      Responder

      • Posted by Daniela on 26/06/2012 at 12:56 PM

        Obrigada Samela! Depois te dou noticias da minha aventura por la! rsrsr e boa sorte na sua volta para casa. Já passei por isso duas vezes e é uma sensação bem estranha, masmuito boa!

  5. Posted by Vivian on 08/03/2013 at 11:10 PM

    Oi gente pretendo fazer 1 safari na africa do sul em setembro. de 2013, tentar ver os Big Five e tal, mas não sei se consigo ir sozinha direto ou é melhor arranjar pelo menos mais 1 pessoa queira ir junto na meama época, o que eu acho meio difícil. Ah, eu já entrei na jaula de leões e tigres no zoo de Lujan-Argentina, até fiz carinho numa leoa, rsrs, agora quero ver os selvagens “livres”! Rs
    Agradeço qualquer sugestão.
    obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: