Hindus, uma cultura diferente em pleno Moçambique!

Eu não sei o que acontece mas aqui tenho tido contado com outras culturas de uma maneira muito mais íntima. Em São Paulo há muitos estrangeiros e descendentes de imigrantes também, mas acho que a cidade é tão grande que eu não conseguia vê-los praticando seus costumes. Ou talvez realmente eles perdem/perderam um pouco disso.

Ganesha, deus hindu.

Aqui as pessoas vivem e mostram sua cultura no dia-a-dia. No quesito religião, há uma grande pluralidade: Muçulmanos, Católicos, Evangélicos, Hindus, e muito mais. Pelas ruas é fácil ver uma mesquita ou igreja, e aqui de casa, ouço constantemente cânticos de pessoas que acreditamos ser muçulmanas. Acontecem sempre nos mesmos horários e eu acho muito bonito. 🙂 O Ramadã por exemplo, é levado super a sério e o comércio fecha cedo nessa época já que boa parte dos comerciantes são muçulmanos. Mas o mais surpreendente foi acompanhar de pertinho um ritual Hindu, o Ganesha Chaturthi.

Eu já havia lido um pouco sobre os hindus, e aprecio muito suas crenças cheias de histórias e personagens diferentes. No ano passado, no início de Setembro estávamos passeando de carro na Av. Marginal aqui em Maputo, quando avistamos um grande aglomerado de pessoas coloridas e a cantar. Paramos, claro! Moisés com seu espírito de fotógrafo, já foi logo se infiltrando e se enturmando, e pudemos ver tudo!

Depois de algumas pesquisas, concluímos que o ritual se tratava da comemoração do aniversário do deus Ganesha. Este evento acontece anualmente e na mesma época. Eles cantavam muito e estavam cheios de tintas coloridas! Depois chegou um caminhão com uma grande imagem de Ganesha, o barulho aumentou e de repente a maioria das pessoas foi pro mar. Jogaram oferendas e puseram Ganesha em um barco, foram bem longe e depois voltaram. Lindo! A única coisa ruim foi que muitas das oferendas foram jogadas ao mar em sacolas plásticas, o que não é nada bom para a natureza. Clique aqui e confira todas as fotos em nosso álbum!

É incrível poder ver isso tudo de perto, e neste ano vamos estar nesta festa novamente!

E você, já teve contato com alguma cultura diferente? Gostou desta festa hindu? Conte suas experiências pra nós!


 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

8 responses to this post.

  1. Eu adoro a comida hindu, é simplesmente maravilhosa. Também concordo com vc sobre SP, é mais difícil socializar com outras culturas por lá, salvo raras exceções como o bairro da Liberdade. Talvez seja pelo tamanho da cidade. Beijinhos!

    Responder

  2. Posted by Maira Gardini on 19/02/2012 at 9:53 PM

    Que lindo Sâmela! Eu gosto muito desse credo hindu, acho que eu ia me apaixonar em ver um ritual como esse, parabéns!

    Responder

  3. Posted by Sâmela Silva on 20/02/2012 at 7:04 AM

    Ai meninas, realmente a cultura hindu é muito rica! Quem sabe esse ano a gente consegue se infiltrar mais ainda na festa! 🙂 Pelo o q entendi a festa é geral, então se vcs encontrarem a comunidade hindu no país de vcs, tbm vão poder ver o ritual! hhehehe

    Responder

  4. Posted by Natfox on 20/02/2012 at 4:56 PM

    novamente digo: q lindas as fotos do Moises!!!!
    e olha, nunca vi um casal tão bem entrosado e com fome de conhecimento como vcs 😉

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 20/02/2012 at 5:09 PM

      hihihi A gente foi picado pelo mesmo bichinho, Natt! 😛 O Mo tá fotografando muito mesmo, as vezes eu dirijo pra ele pela cidade, enquanto ele fica em busca do melhor clique! 🙂

      Responder

  5. Nossa adorei se eu visse isso de pertoo me apaixonaria….aDorei ..parabéns pelas suas criatividadesss

    Responder

  6. Posted by Nelson Chamba on 22/11/2012 at 10:54 AM

    olha eu por mim acho que esta coisa de cultura nunca deve morrer, sempre que se puder enaltecer melhor, infelizmente a globalização nos faz pensar que isto já não é mais importante se não os bens materiais, grande mentira. Força para os Hindus e todos aqueles que não sentem vergonha de gritar e falar de suas culturas.

    Responder

Deixe um comentário

