Na terra dos Mariachis também tem Carnaval!

Carnaval, a festa mais popular do Brasil também acontece por aqui!

Carnaval de Mazatlán

Vou registrar no nosso blog a festa dos carnavais do México. É uma rapidinha, nada muito aprofundado sobre essa festa que apesar do nome ser o mesmo, muda muito a forma de se festejar aqui de estado pra estado. Muda muito mais ainda se compararmos a nossa terrinha.  Nesse tempo de festa no Brasil e em outras partes do mundo, descobri que aqui no México também se comemora o carnaval. Claro, que um pouco diferente do carnaval que estamos acostumados – afinal não tem samba e a alegria dos brasileiros, mas é uma festa que tem algumas características em comum, como: festa nas ruas, desfiles, carros alegóricos e pessoas fantasiadas. Também é uma data que se permite, vamos dizer, um excesso de “alegria” por partes dos festeiros.  Aqui em Celaya onde moro, não tem carnaval e também não tem feriadão, que triste! Isso porque ele só é comemorado em alguns estados do México, sendo que os mais famosos são:

A diferença do carnaval de alguns estados mexicanos

Carnaval de Veracruz, com nove dias de duração e tem a fama de ser o carnaval mais alegre do mundo. Me desculpem os mexicanos, mas eles precisam conhecer o carnaval brasileiro, acho que nesse quesito, o povo brasileiro não perde nunca!

Carnaval de Mazatlán, conhecido pelo som da “tambora” (parecido com o tambor) que atrai muitos visitantes e nativos para a festa. Deve fazer muita falta o som afiado de uma bateria. 😉

Carnaval de Mérida – diferente dos outros carnavais, é conhecido por ser uma festa familiar, onde o objetivo é a diversão e o desfile com trajes típicos da região. Acho que nesse quesito quem fica devendo é a gente!

A diferença cultural é muito grande.  O mais interessante é que o espírito de carnaval muda muito de um país para o outro, apesar de ser uma festa  com as mesmas origens pagãs. A idéia de carnaval mudou muito de alguns anos pra cá, não sei se para melhor ou não, mas o que se pode afirmar com certeza é que o carnaval é a maior festa popular do planeta e que a sua alegria é contagiante. Podemos perceber facilmente as diferenças dos carnavais no México nas fotos do post e também abaixo no vídeo sobre o carnaval de Mazatlán 2012. E você, qual carnaval prefere?

Pra quem quer conhecer outros carnavais, aí fica a dica! Vídeo sobre o Carnaval de Mazatlán 2012.

Por Maira Gardini.

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 20/02/2012 at 5:07 PM

    É, Maira é difícil falar sobre o Carnaval mesmo… hj se perdeu muito, e o sentido da festa tbm não condiz com algumas crenças minhas. Tipo, bebida, sacanagem, pessoas diferentes, tudo junto e misturado só pode resultar em meleca. Mas independente deste lado ruim, a alegria e as cores do povo encantam sempre! Estas fotos estão lindas!

    Responder

  2. Posted by Natfox on 20/02/2012 at 5:09 PM

    quem sabe em carnavais de outros paises eu passaria a gostar?!? kkkkkk pelo q me pareceu no video, o carnaval de Mazatlán, é, como na maioria das festas e comemorações q ja vi vc postando por aki, uma festa tradicional! Isso me chamou atenção, tem carros alegóricos e fantasias lindas como as daki, mas me parece mto mais uma festa e uma celebração do povo e não das celebridades semi-nuas querendo a td custo uma aparecer mais q a outra…. como acontece aki no Brasil

    Responder

    • Posted by Maira Gardini on 20/02/2012 at 7:40 PM

      É Natt, a impressão que eu tive também foi essa. Eu não conheço, mas deve ser outra história!

      Responder

  3. […] ainda quero viver algum tempo a mais no México e o que eu achava ser uma despedida da terra dos mariachis, se tornou mais uma “bienvenida de vuelta” à “minha terra” e a minha natural […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: