De Pastel à Gordita

Que vontade de comer um pastel de feira!

Hoje, depois de ver o Programa Mais Você da Ana Maria Braga fiquei com água na boca! Havia uma reportagem sobre o aniversário do Rio de Janeiro e o programa estava fazendo um “intercâmbio” entre a culinária paulista e carioca. Imagina o que mandaram de São Paulo para o Rio? Claro, o nosso delicioso e tradicional “Pastel de Feira”. Fiquei morrendo de vontade vendo aquela senhorinha japonesa que já ganhou por dois anos seguidos um concurso do melhor pastel de feira de São Paulo. Imagina como não deve ser bom!

Depois de mais de um ano morando no México, a saudade de algumas coisas começam a apertar. Algumas coisas conseguimos substituir, outras trazer do Brasil no vai e vem dos brasileiros e outras ainda conseguimos comprar em uma pequena, mas pequena mesmo loja de importados que existe na capital do México – produtos como pão de queijo, fubá, guaraná (que não é o Antártica e sim da Schincariol) trigo para kibe, chocolates, entre outras coisinhas mais. Mas o pastel de feira não tem como. Não existe aqui nada nem sequer parecido. O jeito é se conformar e esperar até a data das próximas férias, que acredito logo estarão chegando. Aí sim, faço questão de tirar uma foto minha saboreando não um, mas vários pastéis brasileiros.

A diferença dos significados das palavras são tão grandes de um país para o outro que às vezes chega a ser divertido. A verdade é que um brasileiro nunca vai provar um pastel como o do Brasil vivendo aqui no México, mas se o “dito cujo” pedir um “Pastel” aqui, vai conseguir levar pra casa e saborear um belo bolo de festa confeitado! É que em espanhol, a palavra “Pastel” é isso, bolo de festas. 🙂

Bom, já que não tem jeito mesmo, o negócio é se contentar com o que temos aqui e tentar segurar a saudade da terrinha e dos seus pratos divinos. Enquanto isso, vou ficar mesmo é com as “Gorditas”, um prato típico Celayense que é feito de farinha de milho (massa) e seu recheio pode variar, mas o mais comum é com queijo e molho de pimenta. A gordita é feita e frita na hora. É uma delicia, eu adoro! As melhores estão perto do Templo Del Carmen, no centro da cidade, quase esquina com Avenida Benedito Juárez.

O jeito é me contentar com as gorditas! hehehe!

Ficou com água na boca? Qual é o prato brasileiro que você mais sente falta? Comente, dê sua opinião!


Maira Gardini, direto de Celaya, México.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 02/03/2012 at 9:34 AM

    Amiga!!! Adorei o texto! Morar fora faz isso com a gente mesmo! A gente sente fata de coisas simples mais q fazem toda a diferença! O pastel de feira tbm é o meu nº 1 do ranking: “Se vc tivesse um pedido culinário, o q vc pediria?”. E o de São Paulo não tem igual, posso falar com propriedade pois já comi em diversos outros estados brasileiros e nesse quesito nossa terrinha ganha! Fiquei super curiosa sobre as “gorditas”! Quero experimentar! hehehe

    Responder

    • Posted by Maira Gardini on 02/03/2012 at 12:46 PM

      Ai Sam, dá vontade de comer um pouco de tudo e especialmente aquela comidinha caseira do interior de São Paulo da minha mãe! Hoje se eu pudesse eu comeria sem dúvida o Pastel de feira, seguido de um bom churrasco de picanha! Ah, me deu água na boca!

      Responder

  2. Posted by Nat Fox on 08/03/2012 at 5:47 PM

    e eu quero as gorditas!!!! kkkkkkk
    Que coisa neh, de td q se sente falta, axo (pelo relato de vcs pq eu nunca nem sai do estado de SP kkk) q a comida é uma das mais insubstituiveis… pq vc come coisas deliciosas, diferentes, parecidas, mas nao sao iguais…. q interessante!

    Responder

  3. Posted by Maira Gardini on 10/03/2012 at 1:21 AM

    Olha Natt, realmente a comida faz muita falta! Tem hora, quando a saudade aperta mesmo, parece que eu sinto até o cheiro…hummm!
    Pena nao ter massa de gordita congelada pra levar pra você. Ela é feita muito artesanalmente e se frita na mesma hora.
    Vou ficar devendo essa 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: