Um cantinho especial: Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM)

Dos cantinhos que gosto daqui, há um muito importante que eu estava devendo à vocês: o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM)! Num trabalho muito legal em conjunto com a embaixada da França, nasceu este lugar aconchegante e cheio de atividades educativas e culturais em Maputo.

Fachada do Centro Cultural Franco-Moçambicano

Lá eu tive a oportunidade de ver diversas exposições, assistir filmes e shows e comer uns quitutes bem gostosos! Foi um dos primeiros lugares que fui quando cheguei e entendi porque meu marido vivia falando de lá! 🙂 Aliás, o primeiro show que assisti no “Franco” como carinhosamente chamamos, foi da orquestra moçambicana TP50, que naquela noite interpretava cantoras brasileiras! Foi muito legal ver outros povos curtindo nossa cultura! Tiveram músicas da Maria Rita, Bebel Gilberto, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Adriana Calcanhato, Elza Soares, Mart’nália, e muitas outras. E olha, as antigas fizeram sucesso mas quando rolou “Shimbalaiê” da Gadú o público foi ao delírio!

Shows no CCFM!

Enfim, é um dos poucos lugares que consegue agregar tanta coisa boa num único espaço! A arquitetura do local é um show à parte. O CCFM foi inaugurado em 13 de Julho de 1995, e está instalado num belo edifício colonial, o antigo Hotel Clube construído em 1896. Você pode sentar e tomar um delicioso café (olha que mimo essa fotinho que tirei lá: flores do lado do açúcar! 🙂 ) ou aproveitar toda a infraestrutura que o espaço oferece. Eu ainda não fui à biblioteca e nem fiz curso de línguas, mas eles oferecem tudo isso e com qualidade, por exemplo, aulas de Francês e Xangana (um dos dialetos moçambicanos muito falado aqui em Maputo).

Centro Cultural Brasil-Moçambique

Infelizmente não posso dizer o mesmo do Centro Cultural Brasil-Moçambique (Av. 25 de Setembro, 1.728, na Baixa da Cidade). É… nem dá pra comparar. Sem novidades ou eventos expressivos, mal cuidado e divulgado, fui uma vez e não tive mais vontade de voltar. 😦 O espaço foi inaugurado no dia 27 de Novembro de 1989 e conta até com uma infra bacana: auditório, biblioteca, galeria de arte, biblioteca infantil, salas de ensino de português e espaço para aulas de capoeira. Mas acho que faltam algumas coisas: vontade, criatividade, investimento e divulgação. Posso até estar exagerando mas foi isso que senti… se alguém teve experiências bacanas com o espaço brasuka aqui, compartilhe! Quem sabe eu mudo de ideia! 🙂

Mas deixando as comparações de lado, o Franco é um lugar que deve fazer parte do roteiro turístico em Maputo! E neste ano tivemos uma surpresinha a mais: a exposição fotográfica “Mulher e Tradição”, onde Zeca foi premiado e ganhou em 3º lugar com esta foto aqui:

Essa aqui também entrou na exposição 🙂

Entre participantes moçambicanos e estrangeiros com mais de 3 anos de residência em Moçambique, as fotos dele foram escolhidas!

As outras fotografias vencedoras foram:

2º Lugar

Fotografia da moçambicana, Angelina Aida Fernandes.

1º Lugar

Do fotógrafo moçambicano, Inadelso Teodósio Cossa.

E aí, o que acharam deste querido espaço e das fotos vencedoras?

* O Centro Cultural Franco-Moçambicano fica na Av.Samora Machel, 468 em frente a Praça da Independência – entre o Centro e a Baixa da Cidade . Tel. : (+258) 21 31 45 90 / 21 31 45 99 – info@ccfmoz.com.


 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

Anúncios

8 responses to this post.

  1. Posted by Natfox on 10/03/2012 at 4:33 PM

    aahahh parabens ao Mosica!!! hehehehehe nunca duvidei q ele seria sempre destaque na atividade q escolhesse! esse menino eh um orgulho! kkkkkk
    essa segunda foto eh lindissima!! td colorida! nao conheço a Africa, mas me pareceu o retrato feminino da cultura! colorida e sorridente!
    Essa parceria ta dando super certo, hein! kkkkk to falando q a National vai descobrir vcs! kkkkkkk

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 10/03/2012 at 4:39 PM

      Eu tbm amo a 2ª foto, aliás vc me fez lembrar q eu é q insisti pra Moisés inscrever essa foto pq ele ñ acreditava muito nela! hehehe Viu! Realmente essas fotos representam bem as mamanas africanas, lindas, coloridas e alegres com seus cânticos e suas danças! A National ñ sabe o q está perdendo! kkkkk

      Responder

  2. Posted by Eduardo Bueno on 14/03/2012 at 4:57 AM

    Uma pena que o site do CCFM vive fora do ar, que não recebo mais os emails deles, e que ninguém atende os telefones.
    Queria ver se eles vão fazer a festa de St. Patricks este ano, vc sabe?
    Bjo
    Eduardo

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 14/03/2012 at 5:00 AM

      Putz, não sei Bueno, mas hoje ou no mais tardar amanhã, vou ao CCFM pra comprar ingressos para o show da Mingas q vai rolar sexta eu acho e vou perguntar! Depois te aviso! 😉 Ah, esse quesito de fazer contato com os locais aqui em Moz é complicado mesmo, é um parto pra atenderem e um 2º parto para saberem informar algo… 😦

      Responder

      • Posted by Eduardo Bueno on 14/03/2012 at 5:05 AM

        Valeu! Se conseguir alguma info me fala.
        Realmente conseguir um contato telefonico, que não seja celular em Moçambique, é dureza!
        Bjo

  3. Posted by Rejane on 28/03/2012 at 4:44 PM

    Parabéns a todos, mas se eu disser que gosto muito das fotos do Zeca, por conta das cores e da singularidade, vou parecer suspeita! rs. E como disse a Nat, bela parceria!

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 29/03/2012 at 11:56 AM

      Hehehe somos muito suspeitas mesmo, Re! Mas vou te dizer q a ganhou em 1º lugar, achei super merecido pq o fotógrafo fugiu bastante do padrão do restante das imagens da exposição. Bjos e obrigada pelo carinho!

      Responder

  4. Posted by leonardo banze on 28/12/2014 at 3:31 PM

    gostei muito do documentario. e gostaria mais informacoes deste genero

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: