¡Viva España!

Eu vim para Espanha por amor. Não, não, eu não me apaixonei por um Alejandro, nem por um Roberto e nem por um Fernando (sorry, Lady Gaga). Me apaixonei por um país, por uma língua e por um povo. Talvez seja minha origem familiar, talvez seja coisa de vida passada, não sei, mas o fato é que pisei em solo espanhol pela primeira vez e me senti em casa.

A coisa toda começou em 2008, quando me “auto convidei” para uma viagem que um casal de amigos faria pelos não tão conhecidos sul da França e sul da Espanha. Depois de ouvir alguns conselhos de viajantes bem viajados, dei um jeito de conhecer também Barcelona e Madrid.

Granada, um dos destinos da minha primeira viagem à Espanha.

Foi amor à primeira vista! A viagem foi incrível e eu vivi momentos inesquecíveis, conheci lugares e pessoas fantásticas e deixei a Espanha com a certeza de que iria voltar para morar. Dito e feito! Consegui realizar meu tão sonhado intercâmbio em um lugar tão especial para mim.

Mas, peraí…a Espanha é tudo isso mesmo? Para mim sim!! Eu lamento que todo o meu conhecimento sobre este país se limitava ao que aprendi na escola sobre o período das Grandes Navegações. A grande verdade é que este lugar é uma linda mistura de povos, culturas, línguas, belas paisagens, boa comida e muiiitttasss festas. Se existe algum país que se parece com o Brasil na Europa, esse país é a Espanha! Para bom e para o ruim também!

Sabe todos aqueles clichês que temos sobre a Espanha: flamenco, paella, sangria, siesta, touradas e “sangre caliente”? São todos verdadeiros, mas representam apenas uma pequena parte deste imenso mosaico cultural.

Para quem não sabe, a Espanha era no passado um conjunto de reinos independentes, dentre os quais estava o de Portugal. Antes disso, esse território havia passado pelas mãos de romanos, gregos, cartaginenses, visigodos e muçulmanos, até que houve a chamada Reconquista pelos cristãos. Os reinos e principados cristãos foram se desenvolvendo e se concentrando até que, com a unificação dos coroas de Castilla e Aragón, o país se formou como tal.

Não pretendo entrar em muitos detalhes sobre a história nesse primeiro post, mas essa formação peculiar da Espanha é essencial para que possamos entender alguns porquês do país ser como é. A história remota e a história recente deste lugar, que inclui uma guerra civil devastadora e uma ditadura quase eterna, se refletem em muitos detalhes, fazem parte da memória de muita gente e provocam sentimentos que são repassados de geração em geração.

É por conta deste processo histórico, por exemplo, que hoje na Espanha existem 5 línguas oficiais: o Catalão, falado na Catalunha e com variantes nas Ilhas Baleares e Comunidade Valenciana;  o Vasco ou Euskera, falado no País Vasco e em parte de Navarra, o Galego, falado na Galícia, o Occitano ou Aranês, falado no Vall de Arán e em Lleida e o Castelhano, popularmente conhecido como Espanhol e falado no resto do país.

Em toda Espanha, no entanto, se fala e entende o Castelhano. Nos lugares em que há mais de uma língua oficial todas as pessoas são bilíngües (bem, quase todas) e possuem o incrível dom de passar de um idioma a outro em alta velocidade, automaticamente. Eu acho isso o máximo!

Bom, este é apenas um dos aspectos curiosos que pretendo contar a vocês de pouquinho em pouquinho, para que possam ir se apaixonando também por este lugar. Antes de terminar este primeiro post, porém, gostaria de passar algumas informações básicas do país. Vamos lá:

Nome : España ou Reino de España

Capital: Madrid (terra das fiestas e das tapas)

População: 47. 190.493 (são pouquinhos, né?)

Território: 504. 645 km2 (você atravessa o país em carro, fácil, fácil)

Forma de governo: Monarquia parlamentaria (ainda estou tentando entender como funciona a política por aqui)

Divisão política: Comunidades Autônomas (digamos que são como nossos estados, mas com um pouquinho mais de liberdade na hora de legislar).

Economia: Agora vai de mal a pior. A Espanha foi realmente afetada pela Crise Mundial de 2008 e está longe de se recuperar, mas não deixa ainda de ser uma das grandes economias do mundo.

Clima: Bom, isso varia de região para região, mas aqui tem muito sol e também neve. Quando é verão é um forno e quando é inverno, uma geladeira.

Paisagem: De tudo um pouco, belas praias, montanhas e campos garantidos.

Bom, por hoje é só pessoal! Deixo vocês com um vídeo turístico da Espanha para encerrar em grande estilo. ¡Olé!

Vivian Aggio, direto de Barcelona, Espanha.

Todos os posts | Perfil | Facebook

7 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 19/03/2012 at 6:21 AM

    Mais um país pra minha listinha de “lugares obrigatórios”! 🙂 Adorei o jeito q vc escreve! Já me imaginei aí! 🙂

    Responder

  2. Posted by Rejane on 19/03/2012 at 3:09 PM

    Gosto muito desse país, apesar de não conhecê-lo pessoalmente e também gostei muito da maneira como descreveu a Espanha. 🙂

    Responder

  3. Já tinha vontade de viajar para a Espanha, agora a vontade aumentou ainda mais.;)
    Muito bom seu post, Vivian!
    Beijo

    Responder

  4. […] Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook […]

    Responder

  5. Posted by Maria Cristina on 03/02/2013 at 5:41 PM

    Tambem sempre quis conhecer Granada e irei agora em abril/13. Vou sozinha, fazendo são Paulo – Lisboa – granada. Tem algum conselho ou dica para me ajudar? Obrigada

    Responder

    • Oi Maria Cristina! Granada é uma cidade linda, mas pequenina, em 2 ou 3 dias você vê tudo. Aconselho você visitar a cidade e se tiver tempo, conhecer outras cidades da Andaluzia, como Córdoba e Sevilla. Se puder, compre o ingresso para a Alhambra com antecedência pela internet, para não pegar fila. El Generalife (os jardins da Alhambra) são para mim a descrição do paraíso, imperdível. Nào deixe de ir também ao Albaicin, o bairro branco que sai na minha foto. Quando fui, fiquei hospedada aqui (,http://www.granadahomestay.com/) mas estava com dois amigos, nao sei se sozinha sai barata a hospedagem. Nao deixe também de ver um show de flamenco, os mais típicos sao os de las Cuevas no Albaicin. Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário

