Yum Cha, uma deliciosa experiência gastronômica!

Eu adoro provar novos sabores, sobretudo quando se trata de algum prato típico do país no qual vivo; gosto de ficar aberta para as novidades e não abrir mão de conhecer diferentes especialidades culinárias. Desde que vim morar em terras chinesas, tinha vontade de experimentar o Yum Cha (Dim Sum), sempre via pessoas pedindo nos restaurantes, mas nunca tinha me atrevido a pedir. Na verdade, nem sabia exatamente que tipo de comida era. Mas, observando os chineses comendo e bebendo com tanta gana,  foi surgindo um desejo de comer e beber também. Um belo dia resolvi provar, aprovei!! 😉 Agora, sempre que posso, vou a algum local que sirva essa especialidade!

Mas, afinal,  o que significa Yum Cha?

Yum cha é uma denominação da culinária cantonesa que significa literalmente “beber chá.” É a maneira usual de referir-se ao dim sum, única comida que se toma como café da manhã e também como almoço, sempre acompanhada da bebida favorita, o chá!

Há séculos que a planta do chá é cultivada na China, desde então os chineses foram se especializando cada vez mais na arte de preparar a bebida. Eles costumam ser muito exigentes quanto ao modo de cultivo e preparo, por exemplo, controlam muito bem a quantidade da erva, a temperatura da água e o tempo de infusão; segundo eles, esses detalhes são importantíssimos para que se possa adquirir uma bebida de alta qualidade.

Alguns dizem que o chá é a bebida mais antiga do mundo feita pelo homem, no entanto não se pode comprovar isso, já que  são várias as histórias sobre sua origem. De acordo com a lenda chinesa, o chá nasceu na China de uma forma acidental. Conta a lenda que no ano 2737 a.C., o Imperador Chen Nung, homem sábio e erudito, exigia que toda a água antes de beber fosse fervida. Um dia, o imperador estava descansando ao ar livre – quando o vento soprou algumas folhas dentro da água que os escravos ferviam. O nobre sentiu um aroma agradável,  provou da água e achou o sabor delicioso!! A partir de então, ordenou que fossem feitas enormes plantações desse arbusto, era a Camélia Sinensis, a planta silvestre do chá.

Em Hong Kong há muitas lojas dedicadas ao chá chinês, algumas têm especialistas que preparam diferentes infusões para que o cliente prove antes de comprar. Esses estabelecimentos possuem uma variedade enorme, então, para quem gosta da bebida, é possível ficar por horas nesses locais.

Loja de chá em Hong Kong

Loja de chá em Hong Kong

Os chás mais populares são os verdes, os negros, os brancos e os perfumados. O Oolong, também conhecido como Wulong, é um outro tipo, bem mais sofisticado e bastante mais caro.
Por aqui a tradição de beber chá está ainda muito presente na vida cotidiana dos habitantes, todas as classes sociais consomem a bebida, pois faz parte da cultura local. Beber chá é tão comum que em qualquer canto da cidade é possível encontrar algum lugar que oferece a bebida.

Outro aspecto superinteressante do consumo do chá é o que se come com ele. Em alguns países, as pessoas consomem alimentos doces como tortas e biscoitos, enquanto que em outros lugares, como Hong Kong, por exemplo, é normal comer o dim sum.
Dim sum é uma especialidade da culinária cantonesa que está relacionada com a antiga tradição do yum cha. É uma seleção de manjares fritos ou a vapor, feitos de frango, porco, carne bovina, camarões e verduras. É parte da cultura culinária de Guangdong, Hong Kong e Macau.

Tomar chá na China é uma tradição, um costume arraigado, e comer o dim sum é quase um ato social, já que consiste em uma variedade de pratos  que podem ser compartilhados. Então, quanto maior o número de pessoas, melhor! 😉 As delícias do dim sum costumam ser preparadas em pequenos cestos de bambu, depois são empilhados em carrinhos e levados pelos garçons de mesa em mesa para que o cliente escolha o que deseja comer.

Dim Sum

Há muitos restaurantes na cidade que servem essa especialidade, geralmente esses locais são grandes, bem iluminados e ruidosos. Porém, há a possibilidade de experimentar dessa maravilha em uma casa de chá.

Fui conhecer uma dessas casas aqui em Hong Kong (Lockcha Tea House) e gostei muito!! O local não é muito grande, mas é confortável, tranquilo e possui uma decoração típica chinesa. Além de poder desfrutar da grande variedade de chás, eles também oferecem o dim sum vegetariano… uma delícia!! 😀

Os chineses são tão apaixonados por chás que possuem até um museu dedicado à bebida (Flagstaff House Museum of Tea Ware). O local, que está pertinho da Lockcha Tea House, merece uma visita também. É o edifício ocidental mais antigo existente em Hong Kong. Foi construído em 1846 para um Major-General das forças britânicas e em 1984 foi transformado em museu. Apresenta uma exibição permanente chamada “Beber Chá Chinês” – exibe louças, utensílios e materiais de chá de diferentes períodos da história da China, assim como os vários métodos de preparação ao longo do tempo. Há também explicações sobre quais os tipos de infusão que se deve tomar para curar/prevenir algumas doenças.

E para quem quer mais informações sobre essa bebida deliciosa, uma vez por ano acontece em Hong Kong a Feira Internacional do Chá. Está dirigida tanto para fabricantes e provedores como para o público em geral. Proporciona um amplo programa de entretenimento como demonstrações, preparação, degustações, etc. A feira é realizada no Conventions & Exibition Center. Em 2012 acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto.

O chá continua sendo parte essencial da cultura chinesa, é também o melhor acompanhamento das refeições. Porém, os  hábitos associados ao seu consumo variam bastante em diferentes partes do país. Apesar dessas diferenças, em uma coisa todos concordam: essa bebida, além de ter um sabor especial, é reconhecida mundialmente por seus benefícios para a saúde.

Vamos degustar um Yum Cha?


Daisy Schäfer, direto de Hong Kong, China.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook

Anúncios

9 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 21/03/2012 at 1:31 PM

    Essa foto do Dim Sum me deixou com água na boca! Pq a TV não mostra este lado da comida chinesa? Ainda bem q tem vc aqui desmistificando tudo! Quero ir no Lockcha Tea House e no museu! 😛

    Responder

  2. Pois é, tem muita coisa saborosa por aqui, evidentemente que nem tudo combina com o paladar de uma brasileira, mas eu vou provando e selecionando o q melhor combina com meu gosto!!
    Vc com certeza iria adorar o Lockcha Tea House, o dim sum que eles servem lá é vegetariano e bem pequeno, parece porção pra festa chique… rsrs
    Ah, Sâmela, aqui tem um chá maravilhoso: eles colocam na xícara, esperam um momento, entao se tranforma em uma flor linda, que exala um aroma delicioso… queria ter falado sobre isso no post, mas o texto iria ficar muito grande.
    Bjo;)

    Responder

    • Posted by Sâmela Silva on 22/03/2012 at 10:21 AM

      Kkkkkkkk exijo um post especial cheio de fotos e se possível um vídeo deste chá q se transforma em flor!!! E é sério!!!! 🙂

      Responder

  3. Posted by Maira Gardini on 22/03/2012 at 6:15 PM

    Adorei o post! Parabéns!

    Responder

  4. Aqui em Amsterdã tem um bairro China Town e muitos restaurantes chineses, e até supwemercados chineses onde se pode comprar produtos típicos e até dim sum congelado!

    Eu adoro dim sum, já comi várias vezes! A comida chinesa è, junto com a comida indonésia, a mais popular aqui na Holanda. E muito barata! Eu també adoro sushi mas os restaurantes japoneses costumam ser mais caros aqui…a comida japonesa é novidade dos últimos 5 anos na Holanda, imagine só! Nos últimos dois aos, surgiram restaurantes mais em conta, do tipo All You Can Eat. Meu filho come sushi desde os 9 anos…adora!

    Responder

  5. Beth, eu sempre comia comida chinesa quando morava no Brasil, mas nunca tinha experimentado e nem escutado falar nesse tal de dim sum, só fui conhecer mesmo depois que cheguei aqui.
    A comida da Indonesia eu nunca comi, mas imagino que seja picante e saborosa. Na verdade eu adoro experimentar (quer dizer, desde que eu saiba que tipo de substancia estou experimentando… rsrs). A comida japonesa eu tb gosto, mas acho que é cara em todo lugar, aqui tb é.

    Legal que seu filho tão pequeno gosta de sushi, geralmente criança detesta esse tipo de comida, né?!.
    Abs;)

    Responder

  6. Posted by Deusa Carvalho on 09/04/2012 at 11:55 AM

    Olá,passei pra dar uma olhada e fiquei encantada,nunca tive vontade de ir pra esses lados mas vendo essas fotos lindas e toda essa informação dá até vontade de ver de perto,obrigada por nos informar e nos mostrar coisas interessantes desse maravilhoso continente,deu até vontade de tomar chá e experimentar essas iguarias da foto,quem sabe um dia né ? Bjoooo 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: