Barcelona tiene poder

O Ministério da Saúde adverte: Visitar Barcelona pode causar danos ao seu coração.

Barcelona encanta, enfeitiça e entorpece. São poucos os que passam por aqui e não se apaixonam por esse lugar (sou uma vítima assumida). Tanto é assim que é uma das cidades mais visitadas do mundo e a cada ano o número de turistas aumenta. O mais curioso é que não é um lugar paradisíaco ou com um milhão de museus e monumentos importantes. A graça de Barcelona vem de sua atmosfera, seu charme,  sua magia.

http://gacetajoven.com/escapadas/barcelona-una-ciudad-con-muchas-ciudades/

Vista do Parc Guell

Cada esquina é uma surpresa arquitetônica, um deleite musical ou uma linda manifestação de arte. Barcelona transpira arte. A cidade é colorida e as pessoas, as ruas, os bares e as lojas têm estilo. Barcelona tem praia e tem montanha, tem construções históricas e ultramodernas, hippies e yuppies, tem o caro e o barato, o bonito e o feio, tudo em perfeita harmonia…

Idoso sentado na Barceloneta

Apesar de ser a segunda maior cidade da Espanha, ser super cosmopolita e repleta de atrações para todos os gostos, Barcelona conserva um ar de cidadezinha do interior. Aqui as pessoas conhecem os vizinhos (e fazem fofoca deles), compram na lojinha do bairro, fazem a maioria das coisas a pé e as crianças brincam tranquilamente nas pracinhas. Todo dia eu encontro alguém conhecido na rua.

Barcelona ainda tem inúmeros imigrantes de diversas partes do mundo que preservam sua cultura e também milhares de turistas de todas as nacionalidades.

De verdade, é uma mistura muito louca! E sabe o que é mais legal? Não se vê conflitos. É comum ver velhinhas de 80 anos sentadas ao lado de casais gays, mães mulçumanas convivendo com mães espanholas, africanas… O cidadão repleto de piercings, tatuagens ou dreads não choca, assim como as meninas que saem de casa de pijama ou despenteadas. Até há um tempo atrás, era permitido andar nu pela rua ou na praia e isso não era o fim do mundo. Cada um fica na sua e não repele ninguém. Você sai do jeito que quiser na rua e sequer se sente observado. Se existe preconceito, não é manifestado publicamente.

Ramblas

Morar aqui é realmente um privilégio. O transporte público funciona, não há violência (furtos são o problema da polícia daqui), o clima é bom e existem milhares de opções de lazer. Bibliotecas, teatros, cinemas, exposições, museus, shows, festivais, feiras, bares, restaurantes, festas, festas e mais festas. Aqui o tédio não tem vez!

Ok, esse lugar deve ter algum defeito… Claro que tem! Os bancos e a maioria dos órgãos públicos fecham às 2 da tarde, os supermercados às 9 da noite, a vizinhança reclama de barulho e o atendimento em geral é ruim. Além disso, muitos apartamentos são escuros e é bastante caro alugar um lugar para morar. Mas de verdade, nada disso me importa, para mim o único defeito de Barcelona é que a minha família não está aqui.

Feita essa pequena introdução, pretendo contar a vocês em detalhes como é a experiência de viver em Barcelona, com todos os seus altos e baixos, contar um pouquinho da história da cidade, sua cultura e o que rola de bom por aqui. Além de dar várias dicas de turismo, claro, mas isso é matéria para muitos e muitos posts!!

Eu poderia seguir falando sobre a magia da cidade e fazer desse post um romance de 100 folhas, mas prefiro deixá-los com 2 vídeos de músicas que descrevem esse poder de Barcelona e fazem isso muito melhor que eu.

A primeira música é um dos temas das Olimpíadas de 1992, “Gitana Hechicera” ou Cigana Feiticeira. Vejam o vídeo, é um tour completo pela cidade!

A segunda é o tema do filme “Vicky Cristina Barcelona”. Amo essa música porque fala um pouco da minha relação com a cidade. “Por qué tanto perderse, tanto buscarse sin encontrarse….”

Vivian Aggio, direto de Barcelona, Espanha.

Post de boas-vindasTodos os posts | Perfil | Facebook

Anúncios

12 responses to this post.

  1. Posted by Sâmela Silva on 25/03/2012 at 5:52 AM

    Acabei de dizer ao meu marido: “Amor, precisamos conhecer a Espanha”. 🙂 A questão da liberdade de ser vc mesmo nas ruas de Barcelona me encantou muito! Isso é maravilhoso! A cidade parece ser belíssima mesmo!

    Responder

  2. Posted by Alex on 25/03/2012 at 4:57 PM

    Ê Barcelona… Tive a oportunidade de visitar esse lugar duas vezes e as sensações que ele provoca são mesmo essas. Quem quer sentir o cheiro e ver a cor da liberdade tem que ir lá.

    Responder

    • Hummm, identifico aqui um enfeitiçado por Barcelona….É isso ai, Alex, aqui a liberdade toma corpo! E para mim tem o cheiro dos crepes vendidos nas Ramblas e as cores do pôr-do-sol no Port Vell 😉

      Responder

  3. Posted by ludimilalima on 26/03/2012 at 3:59 AM

    Adoro barcelona!!! 🙂
    Boas lembrancas hahah

    Responder

  4. Heheheh, se tem lembranças é que porque soube apreciar Barcelona com moderação…heheh

    Responder

  5. Posted by Daniel on 11/05/2012 at 12:13 PM

    Bem depois de ter visto o teu tópico ainda fiquei mais ancioso para ir para Barcelona.

    (By the way), vou viver para ai daqui a cerca de 2 meses.

    Já ai estive em férias, e agora surgiu a oportunidade de viver ai, não a vou perder.

    Compreendo o que sentes em relação à familia, mas como sou de portugal, por 30€ posso por-me aqui em 1h. 🙂

    Gracias Vivian

    Responder

  6. Posted by Gabriela on 03/10/2012 at 2:34 PM

    Pretendo fazer faculdade em Barcelona. Você sabe de algum site de aluguel de casa ou apartamento?
    Obrigada

    Responder

  7. Posted by Junior on 26/05/2013 at 6:10 AM

    Vivian,
    Muito legal suas informações. Pretendo estudar espanhol, mas estou na dúvida se vou para Madrid ou Barcelona. Depois de ver suas informações, acho que Barcelona seria melhor. Pretendo ficar uns 3 meses aí estudando. Pode indicar algumas escolas.

    Abs!!

    Junior

    Responder

  8. Posted by Eduardo Nasi on 28/04/2014 at 7:39 PM

    Vivian , quero ir morar , pois tenho cidadania Italiana , porém tenho 4 filhos caninos adotados aqui no Brasil e vou levá-los , dificil conseguir casa com pátio e muito caro o aluguel ? perto da praia teria ? é verdade que europeus acima de 30 anos ganham 210 euros mensais para aluguel ?? muito obrigado , a leitura reforçou minha vontade de ir logo pra Espanha ! fique com Deus

    Responder

  9. Best Blog I Am Impresed Thanks A lot

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: