O Buda Gigante de Lantau


Que Hong Kong é uma cidade muita bonita, com montanhas de um lado, mar do outro e arranha-céus no meio como se fosse uma plataforma de observação, já sabemos! Mas sabemos também que é  uma cidade  movimentadíssima, que ferve de gente andando de um lado para o outro o tempo todo. E esse vai e vem constante  às vezes cansa, nos fazendo desejar um pouco de tranquilidade e paz. Por isso, de vez em quando, é necessário sair um pouco desse fervor de cidade grande e dedicar um dia que seja para fazer um passeio a um lugar que é  justamente o contraste dessa movimentação toda.

Mesmo pra quem é turista e pretende ficar pouco tempo, é recomendável visitar lugares fora da cidade. As Ilhas Exteriores são uma grande pedida, mas, naturalmente, não será possível conhecer todas, já que são várias. No entanto, há uma em particular que não pode ficar fora do roteiro: trata-se da Ilha de Lantau, a maior da região.

Essa ilha encontra-se às margens do Rio da Pérola e é menos povoada que o centro urbano. Mais da metade da superficie de Lantau é zona verde, algumas inclusive ainda selvagens; há trilhas nas montanhas,  como o Lantau Trail, que passa pelo Lantau Peak, tranquilos monastérios e extensas praias, como a quase deserta Cheung Sha.

É também em Lantau que encontra-se a grande atração da região, a que tem atraído muitos visitantes, o Buda Gigante Tian Tan, tema do post de hoje.

Buda Tian Tan

Tian Tan é considerado o maior Buda sentado ao ar livre do mundo, é uma estátua de bronze que mede 34m de altura e pesa 250 toneladas. Essa estátua está localizada no alto do Monte Ngong Ping, foi inaugurada em 1993 e levou doze anos para ser construída. Por dentro a estátua é oca e abriga um museu com belas exposições e lojas de suvenir.

Mas não é apenas o Buda Gigante a parte interessante do passeio, obviamente que a maioria das pessoas que decide ir à Illha de Lantau vai por causa dessa atração, porém o passeio vale a pena também pela suas belas paisagens, pelo ambiente mais tranquilo e pelo percurso (eu diria até obrigatório) que é possível fazer em teleférico, no Ngong Ping Car.

Ngong Ping Car

Esse teleférico foi projetado para encher os olhos com uma visão surpreendente. Sobe 500 metros de altura, cruza a Baía de Tung Chung e conduz o passageiro em uma viagem de aproximadamente 25 minutos. A partir dessa altura, se o céu estiver nítido, é possível apreciar as vistas mais belas da região, como por exemplo: o esplendor do Aeroporto Internacional (construído sobre  o mar), os edifícios dos Novos Territórios, o Mar do Sul da China e o Buda Gigante ao longe.

A estátua está lá, imponente, irradiando sabedoria e serenidade, com sua mão direita levantada por sobre os fieis em uma benção eterna. O Buda simboliza a harmonia entre o homem, a natureza e a religião.

O ponto de chegada do teleférico é o Vilarejo de Ngong Ping, um lugarzinho charmoso, composto por edifícios de arquitetura china clássica, enfeitado com balões coloridos e tetos de quatro pontas. Nessa vila há casas de chá, restaurantes, lojas, etc. Foi arquitetonicamente projetada para refletir a integridade cultural e espiritual da região de Ngong Ping. Mas, para alcançar o tão almejado Buda Gigante, é necessário caminhar, cruzar todo o vilarejo e subir a passo firme quase trezentos degraus… uma vez em cima, a beleza do lugar, a calma que ele irradia e o sentimento de espiritualidade, compensa todo o sacrifício e a falta de fôlego.

Imagens budistas fazem oferendas ao Buda

Imagem Budista

Mais abaixo, aos pés do Buda,  descansa o tranquilo e belíssimo Monastério de Po Lin, um complexo budista que compreende um templo, as casas dos monges, um restaurante vegetariano e lojas de lembracinhas. Em seu interior há três estátuas douradas que representam as três vidas de Buda: passada, presente e futura.

O Monastério de Po Lin é conhecido como o Reino Budista do Sul, é o mais popular dos templos budistas em Hong Kong e é também um local de peregrinação visitado por budistas de todo o mundo. O restaurante vegetariano está situado na galeria coberta em frente ao edifício principal do monastério e é conhecido por oferecer alta qualidade de culinária vegetariana em Hong Kong. Atualmente, os chefes preparam a comida com um sabor semelhante a típica comida chinesa tradicional.

Tai O Village

Para quem ainda quer mais, é possível visitar também Tai O, uma vila de pescadores cujas casas são palafitas. Esse vilarejo, que fica bem pertinho de Ngong Ping, já foi o mais povoado de Lantau. Hoje, porém, as palafitas fornecem uma visão do passado e marca o contraste entre o antigo e o moderno, é também um destino para quem quer conhecer um lugar diferente das paisagens tão carregadas de arranha-céus que costumamos ver em Hong Kong.

Visitar Lantau é um passeio maravilhoso e, apesar de estar quase sempre cheio de turistas e peregrinos budistas, é sempre uma boa ideia para quando se deseja escapar da vida corrida de uma cidade muito movimentada.

Eu recomendo!! 😉

Daisy Schäfer, direto de Hong Kong, China.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Que legal! Sabe que agora começo a entender porque alguns afirmam que Hong Kong é cidade gêmea do Rio?!! As duas tem características geográficas semelhantes: montanhas e mar. E pelos seus posts descobri que em Hong Kong tem um bondinho como o do Corcovado e agora este teleférico na ilha que lembra o Pão de Açúcar!

    Muito interessante, pena que não tenho dinheiro pra visitar esta bela cidade…estou aqui economizando pra ir ao Brasil ano que vem com meu filho! A vida é feita de escolhas, né? Beijos

    Responder

  2. É verdade, as duas cidades têm paisagens muito semelhantes, só que no Rio o nosso céu é sempre mais azul, aqui poucas vezes fica límpido o suficiente. Quase sempre a gente nota o céu meio cinza, como se tivesse uma película cobrindo tudo; acho que essa é a grande diferença e é isso que faz o Rio passar na frente (sem querer puxar saco…ehehe!). Mas ainda assim é uma cidade lindíssima que vale a pena conhecer.

    Qto a ter dinheiro, nunca se sabe o dia de amanhã, de repente vc ganha na loteria e vem aqui nos fazer uma visita.
    Bjos 😉

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: