Primeiras descobertas: Bem-vindos à Venezuela!

Olá, Queridos leitores! Sou Juliane e moro em Maracay, na Venezuela. Sobre mim, eu já contei um pouquinho lá no meu perfil, mas agora, é hora de apresentar minha 2ª casa para vocês! Essa é a primeira vez que escrevo em um blog e espero que vocês gostem! 🙂

Primeiras descobertas! Nossa, relembrar a 1ª fase da minha empreitada na Venezuela é realmente voltar no tempo… Pensando bem, eu tinha deixado pra lá muitos detalhes… Primeiras frases e primeira viagem em blog!!! Já no aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetía é fácil se dar conta dos primeiros constrates! Eu lembrei do aeroporto de Recife, algo pequeno, para o que eu esperava… Foi num dia 8 de Dezembro, o dia estava bem cinza, o que eu achei ótimo, já que aqui o calor, vim saber depois, era de matar!

Aeroporto Internacional Simon Bolívar - Caracas

As primeiras impressões de Caracas, capital do país, foram algo de imensidão. Dizem que aqui está a maior favela do mundo, Petare, mas como há muitos países que “reivindicam” este triste record, não posso confirmar. Mas realmente, é imensa!!! Imensa como as malas que eu carregava. Não é fácil carregar a vida em malas e menos ainda quando o lugar é 100% desconhecido… Além do mais, nessa época eu não conseguia quase nenhuma informação da Venezuela, o que se conseguia era pela Orkut, e o pessoal nem sempre tinha humor e paciência pra responder e eu tinha um pouquinho de vergonha de perguntar! Lia todos os tópicos e me baseava neles.

Trouxe tudo o que pude, desde livros à pelúcias!

Guasacaca (Guacamole) y Chips

Chegamos na casa de uns amigos que conhecemos no Brasil (meu marido é formado no Brasil), familiares do outro venezuelano que vinham de lá com a gente e BOOM, a primeira bomba, o pessoal me serviu um molho vinagrete que tinha abacate no meio!!! Eu, nessa época, não provava nada diferente, achei tudo muito estranho… Daí, fomos pra um hotel, com essas malONAS, e a próxima comida foi um hambúrguer, que aqui é se fala no feminino: HAMBURGUESA (???!!!) e no meio tinha uma salada meio maluca de cenoura ralada e repolho! Que susto! Culpa minha, que nunca antes parei pra pensar em comida internacional!

Olhando pela janela do hotel, era caótico, um pouco do tráfego do Rio, misturado com o de São Paulo nas ruas de Cuba. Só podia ser isso!!!

Caramba, o pensamento que me assaltava era: Tão perto e tão distante…

Eu realmente não fiz a lição de casa, não analisei as diferenças, a situação ecônomica, nada. Me joguei e por isso levei um susto atrás do outro!

Contarei alguns sustos, sustinhos e sustões, sempre com a intenção de deixar minha dica mais valiosa: Eduquem-se o mais que puderem! Instrução é tudo e vale muito a pena pesquisar cada detalhe antes de fechar as malas e sair de casa.

E aí, o que acharam de ter a Venezuela aqui no blog? Gostaram destas primeiras descobertas?

Um beijinho e até breve!!!

Juliane Souza, direto de Maracay, Venezuela.

Este é o post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Twitter | Facebook

6 responses to this post.

  1. Hei, Ju! Que aventura! Ainda mais sem saber muita coisa sobre o lugar, vc foi muito corajosa! Mas e agora, vc já gosta de guacamole? Rsrsrs… Não é dos meus preferidos mas aprendi a gostar! 😉 Que venham mais posts sobre a Venezuela, apesar de ser vizinho do Brasil, é um país que não conheço quase nada além do Hugo Chávez! Rs…

    Responder

  2. Eu ameeeeei ver a Venezuela no blog! Parabéns, seu primeiro post só nos deixou com gostinho de quero mais… bjaozao

    Responder

  3. Posted by Maira Gardini on 29/04/2012 at 6:34 PM

    Oi Jú! Parabéns pelo post, espero que se sinta em casa aqui no nosso blog!
    Vi que a comida é bem parecida com a comida mexicana, cheia de guacamole e vários tipos de vinagretes, acho que vou me identificar muito com a Venezuela!
    Bem vinda ao time,
    Bjos
    Maira

    Responder

  4. Posted by Suzi Weigand on 03/07/2012 at 1:08 PM

    Oi Ju,
    vc conhece alguem q mora em Santa Cruz de La Sierra , na Bolivia? Gostaria de fazer contato c alguem lá, estaremos d mudanca p lá no proximo ano e gostaria de informacoes, bairros seguros p morar etc…se vc souber de alguem, meu email é susiedes_roxa@hotmail.com Abracos, Suzi

    Responder

  5. Posted by Nat Fox on 23/07/2012 at 6:16 PM

    Ta aí um país q nunca pensei em conhecer! mto bom tê-lo aki na grama! conta td!!!! pq a gente aki nao sabe quase nd do vizinho! hehehehe

    Responder

  6. Posted by Eduardo Henrique on 28/11/2012 at 3:33 PM

    Olá Juliane,
    Andei dando uma olhada em imagens da Venezuela e deparei-me com o seu blog. Achei curioso e ao mesmo tempo muita coincidência. Em janeiro, deste ano, conheci durante uma semana a Venezuela, precisamente um pouco de Caracas e principalmente Maracay, onde você vive. Correto? Sou biólogo e pesquisador em saúde pública da Fiocruz de Recife e fui convidado, por um amigo que mora em Maracay, para lecionar no Instituto Arnoldo Galbadón. De fato, o calor é grande e muito parecido com o de Recife, minha cidade. Eu gostei bastante de Maracay e fiquei com uma excelente impressão de nossos vizinhos venezuelanos, principalmente na maneira como eles se tratam, com educação e gentilezas.

    Um abraço,

    Eduardo Henrique
    Recife – PE

    Responder

Deixe um comentário