Capulana, o tecido que veste Moçambique!

Ainda estou me perguntando como é que não falei sobre “capulanas” com vocês! Vou corrigir este tremendo erro hoje! 😉

Olhem as cores desta capulana! 🙂

A capulana é um tecido colorido muito usado em Moçambique. Pesquisei um bocado sua origem, e a versão mais disseminada é que ela foi trazida da Índia, e que até o povo português foi um dos grandes comerciantes e um dos responsáveis por este tecido se espalhar por África. Independente da veracidade da sua origem, incrível mesmo é um tecido tão simples ter sobrevivido há séculos. A capulana não é macia, chega a ser áspera, um tanto quanto grossa se comparada a seda e ao linho, mas é exatamente isso que a faz ser tão útil! Você dá um nó e fica.

Nas ruas de Moçambique a capulana veste ambas as classes sociais. Na camada mais pobre, ela é item obrigatório. Barata e suficiente para suprir a necessidade de vestir, carregar, sentar, etc, ela faz parte da cultura moçambicana. Já na classe média e alta, vejo que é usada em ocasiões mais específicas e de forma descolada, numa bolsa transada, um lencinho, etc. E é claro que qualquer mulher que chega em Moçambique fica doidinha querendo todas as capulanas e tudo que tem capulana: pulseiras, cadernos, colares, brincos, etc! 🙂 O jeito mais diferente que vi a capulana foi na coleção do estilista moçambicano, Nivaldo Thierry, onde ele abusou e fez mochilas belíssimas! Olha que linda nessa foto do Moçambique Fashion Week 2011:

O mais legal é ver os nenéns serem carregados pelas “mamas” na “neneca”! Neneca é o nome dado ao “cangururu” feito com a capulana, olha que bacana este passo-a-passo de como fazer a neneca!

By mamis Renata e sua querida filhota, Malu! (clique para ver em tamanho maior)

Se você não tem muito tempo, um ótimo lugar para comprar capulanas é a Casa Elefante que fica na Av. 25 de Setembro, quase em frente ao Mercado Municipal. Você vai encontrar das capulanas mais simples até umas com brilhos e num estilo mais psicodélico! Apesar de não ser caro, achei preços melhores na rua. A Casa Elefante já virou ponto turístico e aí já sabe, né?! Lá, as mais simples custam cerca de 100,00 Meticias (cerca de R$ 6,60), mas podem chegar a 300,00 MT dependendo da estampa e qualidade do tecido. Os lencinhos, que podemos por no cabelo, pescoço, etc, são cerca de 30,00 MT, um mais lindo que o outro!

Claro que eu já tenho as minhas né! 🙂 Além de poder fazer roupas bacanas, as capulanas servem como lindas cangas de praia!

Minhas capulanas!

E aí, gostaram de conhecer a capulana? Já se imaginaram fazendo “nenecas”, usando como lencinhos ou cangas?

 

*A Casa Elefante fica aberta de segunda a sexta-feira das 08h30 as 12h30 e depois das 14h00 as 18h00, e aos sábados das 08h30 as 13h. Vale a pena visitar!

 

 Sâmela Silva, direto de Maputo, Moçambique.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Blog Pessoal | FacebookTwitter

Anúncios

35 responses to this post.

  1. Posted by marlúcia on 22/05/2012 at 1:10 PM

    Simplesmente amei poder conhecer um pouco sobre a capulana.Amo sa cores vibrantes africanas!

    Responder

    • Olá Marlúcia, obrigada por ter visitado nosso blog! Pelo seu comentário, acredito que vc ficaria doidinha se entrasse na Casa Elefante! 🙂 As capulanas são lindas mesmo!

      Responder

      • Posted by Edite Ferreira on 03/12/2012 at 1:34 PM

        Em Outubro tive a oportunidade de visitar “A Casa Elefante”, claro foi amor à primeira vista… sou Angolana…. o grito das minhas raízes levaram-me a levar várias…. lindas… quem for a Moçambique _ Maputo_ não deixe de visitar…..Obrigada Sâmala…

      • Que bacana, Edite!Lá é o paraíso mesmo para quem gosta das lindas capulanas! Uso até hoje mesmo tendo voltado para o Brasil!

    • Posted by Alfredo Anciães on 22/06/2012 at 11:35 AM

      Caríssimas,

      Ficou um trabalho intereassante. Conheci as capulanas ao vivo nos anos 70 e depois, já na primeira década deste século XXI quando estive em Moçambique, nomeadamente na Beira, Tete, Bazaruto e Maputo.

      Responder

  2. Nossa!! São lindas as cores e as estampas!
    Adoraria ter uma capulana tb…rsrs
    Bjo 😉

    Responder

  3. Posted by adelso afonso manhice on 06/07/2012 at 8:16 AM

    para mim capulana é um vestuário que frisa os moçambicanos como seres culturais e responsáveis. É uma das coisas que Moçambique exibe com orgulhosamente.

    Responder

  4. Posted by vanda on 29/09/2012 at 10:59 AM

    sou mocambicana , e tenho mais de 60 capulanas e aqui e tradicao uma mulher ter sempre 1 capulana na carteira…bjs

    Responder

  5. […] carregando seus bebês em uma espécie de “canguru”, amarrando-os nas costas com um tecido típico chamado capulana, vejam que coisa […]

    Responder

  6. […] carregando seus bebês em uma espécie de “canguru”, amarrando-os nas costas com um tecido típico chamado capulana, vejam que coisa […]

    Responder

  7. […] que ainda moram em Moçambique e eles prontamente me enviaram como doação para todo o projeto lenços e cangas de capulana, tecido muito usado pelas moçambicanas e em diversos outros países da África. (meu MUITO […]

    Responder

  8. ola,pesquisaste sobre mukume tambem? gostaria que o tivesses feito, para confrontar com as ideias que trago mas acho que podemos trocar impressoes

    Responder

  9. Posted by karina on 17/03/2013 at 2:08 PM

    onde fica essa casa elefante? é em moçambique

    Responder

  10. […] carregando seus bebês em uma espécie de “canguru”, amarrando-os nas costas com um tecido típico chamado capulana, isso para eles se chama “neneca”. Vejam que coisa […]

    Responder

  11. […] neneca é feita com um tecido colorido muito típico em Moçambique chamado “Capulana”. Pesquisei um bocado a origem do tecido, e a versão mais disseminada é que a Capulana foi trazida […]

    Responder

  12. A casa elefante tem algum site na internet?!?

    Responder

    • Acredito que não, Nathália. Fiz uma breve pesquisa no Google e não encontrei, e por saber que se trata de um comércio muito popular realmente acho difícil eles terem um site próprio.

      Responder

  13. Posted by Maro on 22/06/2013 at 10:44 PM

    Esse endereco e em sao paulo?

    Responder

  14. gostei muito da capulana. eu uso capulana.

    Responder

  15. Posted by carla renata on 28/07/2013 at 3:42 PM

    como faço para ter acesso aos tecidos sou de Sao Paulo

    Responder

  16. Posted by Marta Marconini on 13/08/2013 at 2:52 PM

    Olá Sâmela, nesta semana estou trabalhando em Moçambique e estava muito interessada em encontrar uma loja de capulanas e não conseguia. Graças ao seu blog consegui a casa Elefante e tentarei arrumar uma hora para passar por lá, sem falta. Alguma outra sugestão para quem está aqui pela primeira vez? Parabéns pelo blog. Marta

    Responder

  17. Posted by Laís on 14/08/2013 at 2:35 PM

    Olá.. essa Av 25 de setembro fica em São Paulo?

    Responder

  18. Posted by Nádia Cursino on 11/09/2013 at 3:49 PM

    Olá, gostaria de saber se temos como comprar no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Se não for possível, vocês entregariam após depósito?

    Responder

  19. Posted by Ana Ferreira on 23/03/2014 at 10:24 AM

    Sou Fa incondicional de capulana.Vivo em Lisboa e gostaria se possivel que me ajudassem nao so a descrobrir onde poderei comprar tecidos como tambem de adquirir revista como modelos de vestidos.Muito obrigada
    Ana Ferreira

    Responder

  20. Posted by Gisela on 24/04/2014 at 6:20 PM

    Boa noite,

    Gostaria de comprar capulana em massa alguem sabe onde posso comprar em qualquer parte do mundo?

    Obrigada

    Responder

  21. Posted by Eva Barreto on 30/04/2014 at 5:00 PM

    Ola. Vivo em Maputo – Mocambique. A casa Elefante esta situada na Av 25 de Setembro, ao do edificio Hugo Boss, em frente ao Bazar Central…

    Responder

  22. Gstei das pecas sao muit feschion

    Responder

  23. Posted by Roberto on 13/01/2015 at 7:15 AM

    Oque posso dizer e que a CAPULANA e orgulhosamente Mocambicana, e usa se quase em todo mundo. Obrigado Moz pela ciacao.

    Responder

  24. Posted by Joelma de Oliveira on 14/06/2015 at 7:31 PM

    muita bondade sua levar conhecimento as pessoas eu não tinha idéia sobre esse tema, parabens, sabe dizer se na Bahia existe pontos de vendas da capunlana.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: