O fotógrafo de Buenos Aires

Avenida Corrientes

O argentino Horacio Coppola tinha 21 anos quando decidiu que queria ser fotógrafo. Desde essa época, ele teve nada menos que 84 anos de profissão, já que faleceu em junho passado, quase chegando aos 106 anos.

Filho de imigrantes italianos, ele foi para a Alemanha em 1932, onde estudou na famosa Escola Bauhaus, até a escola ser fechada pelos nazistas. Em 1935 voltou para a Argentina com sua esposa, a fotógrafa judia alemã Grete Stern, exilados pelo regime nazista.

Obelisco

Nessa época, a Municipalidade de Buenos Aires pediu para que ele fotografasse a cidade. O resultado deste trabalho apareceu no livro “Buenos Aires 1936”, que mostrava a cidade sob a ótica de toda a vanguarda modernista daquela época, materializada através das lentes da sua câmera. Essas fotografias são uma referência em termos de imagens fotográficas da capital.

Coppola também fundou o primeiro Cine Clube portenho e realizou alguns filmes, como Así nació el Obelisco, sobre a construção do maior símbolo de Buenos Aires.

Em 1960 passou a fazer fotografias coloridas e nos anos 70 e 80 também dedicou-se a ser professor.

Cine-Teatro Ópera na estréia do filme Tempos Modernos, de Chaplin.

Mostra Luz, Cedro e Pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola

Em 1945, Coppola fez uma viagem a Minas Gerais, onde fez uma série de estudos fotográficos da obra do mestre barroco Aleijadinho. Foram 150 fotografias realizadas em Sabará, Congonhas do Campo e Ouro Preto, entre outros lugares. Estas fotos foram incorporadas à coleção do Instituto Moreira Sales em 2007.

O Instituto escolheu 81 imagens deste conjunto para a mostra Luz, Cedro e Pedra, recém inaugurada em São Paulo. Para quem quiser saber mais ou conhecer o trabalho de Coppola, a mostra estará em exibição até o dia 11 de novembro e a entrada é grátis.

O Instituto Moreira Sales fica na Rua Piauí, 844 – 1° andar, no bairro de Higienópolis. O horário é de 2a a 6a de 13 a 19hs e aos sábados e domingos de 13 a 18hs.

Para quem gosta de fotografia é um programão 😀

Mostra de Horacio Coppola em São Paulo.

Deixo mais algumas fotos de Buenos Aires antiga, na visão deste fotógrafo genial, Horacio Coppola. Para outras mais, clique neste link. Qual é a sua favorita? Conta pra gente!

Rua Florida

Esquina ruas Chile e Balcarce

Rua Bartolome Mitre

Fernanda Galli, direto de Buenos Aires, Argentina.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Twitter | Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: