Catalunya no és Espanya

Queridos leitores, devo confessar que quando lhes contei que vivia na Espanha, disse uma meia verdade. Para grande parte das pessoas que são daqui a Catalunha não é Espanha! Todo mundo certamente já ouviu falar das intenções separatistas do País Basco, que ganharam o mundo pelas ações terroristas do ETA, mas pouca gente sabe do forte movimento independentista catalão (que é bastante pacífico, ok ?).

Vocês se lembram de quando eu disse no meu primeiro post que a Espanha estava formada por diversos reinos? Pois é, a Catalunha era um desses reinos e nunca encarou muito bem o domínio espanhol. Em diferentes momentos da história a Catalunha se opôs às decisões dos reis espanhóis e pagou um preço muito caro por isso, passou por guerras e perdeu muitos de seus direitos e liberdades nacionais. Mas a coisa não parou por ai…a Catalunha sofreu muito com a Guerra Civil Espanhola e, durante todo o regime franquista, o catalanismo foi fortemente reprimido (entre outras coisas, falar catalão era delito).

O resultado de tudo isso é que boa parte dos catalães não se identifica em nada com a Espanha, não se consideram espanhóis e não querem pertencer à Espanha. Para essas pessoas, a Catalunha é uma nação com sua própria língua, cultura, instituições políticas e direito civil e deve ser reconhecida como um Estado europeu independente. Pode parecer algo muito teórico, mas o nacionalismo catalão está presente no cotidiano das pessoas que vivem aqui e é parte significante dessa experiência que é Barcelona.

Além de questões culturais, os catalães desejam ser independentes por questões políticas e financeiras. Entendem que o Estado Espanhol não reconhece como deveria a cultura e as instituições catalãs e não distribui de maneira justa tudo o que arrecada. De modo geral, os catalães estão cansados de ser uma das comunidades que mais contribui para a economia do país e não receber investimentos na mesma proporção. Muitos acreditam que existe um verdadeiro boicote da Espanha.

É por todas essas razões que no dia 11 de setembro (data em que perderam uma guerra contra Espanha), cerca de 2 milhões de catalães foram às ruas pedir a independência de seu país. Eu acompanhei de perto e isso e segui a manifestação por horas. Resultado: muita emoção e estas fotos aqui:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui deixo um vídeo com um resumo do último dia 11 de setembro (em catalão):

E o que eu penso de tudo isso? Acho que diferenças culturais e má distribuição de recursos, para quem vem de um país como o Brasil, não são razões para separar-se. Mas a coisa aqui é bastante diferente, o contexto histórico, econômico e cultural é outro. Sinto que essa colcha de retalhos que é a Espanha nunca foi bem costurada e o país nunca se unificou de verdade. Com exceção dos bascos e dos catalães, o resto do país se considera espanhol, mas antes de serem espanhóis, são andaluzes, galegos, valencianos, navarros, asturianos…No Brasil somos antes de tudo brasileiros.  A mim, particularmente, me entristece muito a maneira como o resto da Espanha encara o movimento independentista, com preconceito e muitas vezes ódio. Sem conhecer a Catalunha e os catalães, muitos espanhóis rejeitam absolutamente tudo o que vem daqui (a recíproca muitas vezes é verdadeira). Não entendem que os catalães não querem independência dos espanhóis, mas a independência da Espanha como Estado, pela maneira como se formou e pelo que se tornou. É por isso e também porque amo o lugar onde vivo, que mesmo sem entender totalmente suas razões, reconheço que me alegraria ver a Catalunha independente.

Se interessou pelo tema? Este vídeo explica um poquinho mais (sorry, está em english):

Vivian Aggio, direto de Barcelona, Espanha.

Post de boas-vindasTodos os posts | Perfil | Facebook

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Ótimo artigo ,parabéns Vívian bastante esclarecedor!

    Responder

  2. Posted by Bruna on 18/10/2012 at 11:21 AM

    Mas, aqui no Brasil também tem um movimento “separatista” que eu acho bem nada a ver… Bom, pergunte aos gaúchos (não aos Sul Riograndenses) se eles são primeiro brasileiros ou gaúchos que vc vai ver que aqui também temos isso… Estava aí no dia 11 de setembro, achei maneira as reivindicações 😀 Fiz um vídeo também, por que estávamos achando que o país ia se tornar independente, mas aí quando soubemos que era só um “movimento” ficamos desapontados… haha 🙂 Parabéns pelo Blog! 😀

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: