A rainha argentina

Guilherme e Maxima - foto oficial do novo rei e da nova rainha da Holanda

Guilherme e Maxima – foto oficial do novo rei e da nova rainha da Holanda

A três dias de comemorar 75 anos de idade, a Rainha Beatriz cumpriu uma tradição das últimas décadas na Holanda: ceder o trono voluntariamente. Desde que a rainha Guilhermina abdicou do trono a favor da sua filha Juliana, em 1948, a casa real da Holanda sempre manteve esta tradição: o/a herdeiro/a não precisa esperar pela morte do/a regente para ser investido, o que não ocorre em quase nenhuma outra monarquia na Europa.

O futuro rei, o príncipe Guilherme Alexandre, tem 45 anos e é casado com a argentina Máxima Zorreguieta Cerruti. Máxima nasceu em Buenos Aires em 1971, em uma família de classe média alta. Estudou em um colégio de muito prestígio na capital portenha e se formou em Economia em 1995.

Máxima, a rainha da Holanda

Máxima, a rainha da Holanda

Máxima se mudou para Nova Iorque onde teve uma carreira de sucesso trabalhando para os bancos HSBC e Deustche Bank. Ela conheceu o príncipe Guilherme em 1999 em uma festa em Sevilha, na Espanha, apresentada por uma amiga em comum.

Após alguns anos de namoro, o casamento foi aprovado pelo Parlamento Holandês. A cerimônia aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2002 e não contou com a presença dos pais da noiva devido à imagem negativa de seu pai, Jorge Zorreguieta, na Holanda. Ele havia sido secretário de Agricultura no regime de Jorge Rafael Videla, considerado por muitos o ditador mais cruel da América Latina, e por isso foi convidado a não comparecer ao casamento.

A família real holandesa visitando a Patagônia

A família real holandesa visitando a Patagônia

Para poder casar, Máxima teve que renunciar a sua nacionalidade argentina, mas nunca renunciou aos seus laços com o país. Viaja muito frequentemente para a Argentina com o marido e suas três filhas, e é responsável por ter popularizado o tango e os costumes argentinos na Holanda, e é muito mais conhecida por lá que Messi ou Maradona.

De fato, ela é tão querida pelo povo holandês que é a figura mais popular da Casa Real segundo as pesquisas de opinião. Por causa disso, o Parlamento mudou a constituição em 2011, dando a ela o direito de ter o título de Rainha da Holanda, e sua filha mais velha é a primeira na linha de sucessão, um privilégio pouco comum para plebeus que entraram para alguma família real.

Dia da Rainha em Amsterdam

Dia da Rainha em Amsterdam

A cerimônia da coroação está marcada para o dia 30 de abril, data em que os holandeses saem para as ruas e canais do país vestidos de cor de laranja (a cor da Casa Real) para comemorar o Dia da Rainha (e que pelos próximos anos será o Dia do Rei). Os pais dela outra vez estarão ausentes na cerimônia.

familia real holandesa

A famìlia real holandesa na Coroação – 30 de abril de 2013

Além de cumprir suas funções como princesa e futura rainha da Holanda, Máxima é assessora especial do secretário-geral da ONU para o Desenvolvimento Financeiro Inclusivo (UNSGSA) e presidente honorária da Aliança Mundial do G20 para Inclusão Financeira. Ela visitou o Brasil em 2012, onde participou de eventos de promoção ao microcrédito e produtos financeiros como seguros adaptados para a população de baixa renda e pequenos negócios.

No Brasil, Maxima visitou o Instituto Lula - Foto Inst. Lula

No Brasil, Maxima visitou o Instituto Lula – Foto Inst. Lula

Aqui na Argentina, o tema atraiu muita atenção e todos estão falando sobre a futura rainha argentina, Máxima de Holanda. 

Fernanda Galli, direto de Buenos Aires, Argentina.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Twitter | Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: