A vida é feita de Idas e Vindas…

“Porque o mais importante são as lembranças que carregamos com a gente!”

Idas e VindasEstou de volta México!

Depois de meses ausente no blog e também ausente no México, hoje decidi escrever sobre minhas férias no Brasil e a minha volta nesse país tão lindo que aprendi amar de verdade – o México.

Fiquei quase três meses no Brasil. Vi muita gente, matei a saudade que estava me apertando havia meses de pessoas que não via há anos. Foram momentos com os sentimentos a flor da pele. A casa cheia, a família reunida – todas essas coisas que não têm um preço material – passar o Natal e o Ano Novo com todos eles foi o melhor presente que eu recebi em anos! Momentos e mais momentos inesquecíveis! Na chegada lágrimas de felicidade – na partida lágrimas bem doloridas, de um adeus, um até logo que não se sabe quando será o “logo”. Tudo, todos os momentos foram lindos e perfeitos ao lado de pessoas especiais, ao lado da minha família que está longe de ser perfeita, mas é a mais perfeita pra mim.

A família faz muita falta em alguns momentos quando se vive longe da sua “terra adorada”. Realmente só quem vive em outro país e convive com uma cultura diferente da sua é que sabe o quanto dói a saudade da sua terra. A saudade vem em forma de lembranças, de cheiros, de memórias que a gente nem sabia que existia mais – mas elas se mostram bem vivas quando se passa meses, anos longe de tudo o que você está acostumado a viver na sua rotina, em seu país de origem.

Queria tanto que chegasse logo novembro de 2012 que fiz as malas antes da hora, levei coisas que nem por um instante eu cogitei em usar lá, mas que tinha que levar de qualquer maneira, fiz coisas que há muito tempo não fazia – como rever amigos dos tempos da infância e abraçar um irmão que não via à mais de cinco anos. Coisas que a gente acha que não tem mais a mesma importância do que antes, mas só se dá conta da dimensão da importância quando de fato você está ali, cara a cara com todas essas cenas. Os sentimentos foram muitos – alguns nem valem a pena lembrar – outros, de verdade valeram todos os meus dias no Brasil. É tão bom quando tudo o que se está vivenciando nesses momentos é natural – a naturalidade pra mim é a palavra chave de tudo. Acho que tudo na vida é natural ou deveria ser. Tudo que se torna natural é leve, não é cansativo, não se enjoa. Por isso as minhas férias foram maravilhosas. Por que tudo aconteceu de uma forma tão natural, que quando eu vi já estava sentindo falta de “desayunar” (tomar café da manha) com minhas amigas e comer as deliciosas comidas mexicanas. Já me fazia falta minha casa e ter minha família (marido e filhos) toda reunida aqui na América do Norte. Já queria de volta a minha rotina pra mim, o que é bem natural de se acontecer quando se passa muito tempo longe da sua casa! Rsrsr…

Foi passando férias tão largas no Brasil que eu descobri que ainda quero viver algum tempo a mais no México e o que eu achava ser uma despedida da terra dos mariachis, se tornou mais uma “bienvenida de vuelta” à “minha terra” e a minha natural rotina.

Agora sinto que estou de volta no meu aconchego e é tão bom quando, sendo uma expatriada, se descobre que o país em que se sente assim é aquele que você contava os dias pra ir embora no começo de uma difícil adaptação do ano de 2010. É bom saber que hoje tenho dois países que amo. Um, eu nasci e o amor por ele é maternal – o outro me ensinou como amá-lo. A vida é assim, um aprendizado atrás do outro e pra mim, isso significa que mesmo não sendo sempre fácil, podemos tirar boas lições de cada etapa que vivemos.

Decidi que em 2013 vou aproveitar ao máximo minha estadia aqui e que irei conhecer os lugares que tanto quero e que deixei de ir em todo 2012, então, isso significa que em breve terei novos posts de alguns lugares inusitados do México. Quero aproveitar esse post e desejar (meio tardio) à todos um maravilhoso 2013 e que esse seja o Ano de verdadeiramente fazermos as mudanças que sempre achamos necessárias, mas que, de uma forma ou de outra, não fizemos nos anos anteriores. Também é o ano de deixar ir embora com naturalidade tudo o que não devemos mais segurar e fazer de 2013 um ano surpreendente e inesquecível. 🙂

Agora é sério, estou de volta pro meu Aconchego! Estou de volta no Grama da Vizinha!

*Essa música não saiu do meu pensamento enquanto eu escrevia esse post!

De Volta Pro Aconchego
Elba Ramalho

Beijos a todos,

Maira Gardini, direto de Celaya, México.

Post de boas-vindas | Todos os posts | Perfil | Facebook

5 responses to this post.

  1. Fiquei imaginando como deve ser essa rotina de se ter dois lugares no coração…já cogitei morar em outra cidade que não a minha,pois desde que me entendo por gente não me sinto fazendo parte de um lugar único.Por coincidência o México é um dos locais que quero conhecer em breve e ei de tentar um intercâmbio via Universidade.Adorei o blog!Primeira vez que venho através da pag no facebook! Abraços!

    Responder

  2. Posted by Maira Gardini on 13/02/2013 at 12:54 AM

    Pois é Manu, o coração às vezes já nem sabe mais pra que lado pende mais… O bom de tudo isso é que é muito válido ter outras experiências fora do Brasil. Eu super aconselho. Não importa o tempo que você fique fora, tenho certeza que voltará com seus horizontes expandidos.
    Que bom que você gostou do blog, espero que continue nos seguindo!
    Grande Beijo

    Responder

  3. Posted by Anderson Mateus de Oliveira on 08/08/2013 at 7:24 AM

    Adorei seu depoimento aqui, assim como adorei revê-la depois de tantos… e tantos anos… A minha querida amiga da “carteira da frente” rs. Grande Beijo.

    Responder

  4. Posted by Silvia on 22/09/2014 at 3:25 PM

    Olá Maira, você tem um e-mail para que eu possa entrar em contato com você e tirar algumas dúvidas sobre a vida no México.
    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

